A última chuva considerável, de 30.4 milímetros, foi dia 18 março. Em abril, choveu apenas 11.6 milímetros. Nessa quarta-feira (12), choveu apenas sete milímetros.
Dados alarmantes que projetam uma intensa estiagem para esse ano. Aliado a isso, o uso excessivo da água, causa acelerada baixa nos rios, comprometendo a captação, tratamento e abastecimento de água nas regiões que passam por um período sem chuvas.
Por isso, como precaução, o Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgoto) de Rio Claro está dando início nessa sexta-feira (14), a uma campanha de conscientização sobre o uso responsável da água.
“Todos precisam iniciar hábitos de economia de água, porque a instabilidade do clima, resultando principalmente em diminuição das chuvas, está cada vez mais frequente e se não começarmos a fazer o uso consciente da água agora, evitando desperdícios, sofreremos as consequências em um futuro próximo”, afirma o superintendente do Daae, Osmar da Silva Junior.
Ao todo, são 15 artes com informações e dicas para economia de consumo de água que serão divulgadas nas redes sociais oficiais da prefeitura, no Instagram (@prefeituraderioclarosp) e Facebook (www.facebook.com/prefeituraderioclarosp), como por exemplo: “Você sabia que um minuto com a mangueira aberta consome 18 litros de água?”.
As publicações podem ser acessadas a partir das hashtags DaaeRioClaro; AÁguaSempreBemTratada e PegaADicaDaae (#DaaeRioClaro, #AÁguaSempreBemTrada e #PegaADicaDaae).
A autarquia aproveita para informar que lavar calçadas com mangueira é uma das ações que mais consomem água e por isso, orienta que as limpezas devem ser feitas apenas com vassouras, para evitar desperdícios. Se houver sujeira localizada, utilize balde com água no local.
“O consumo está relacionado com a vazão da água em determinadas torneiras, por isso, cada ação de economia é bastante significativa”, acrescenta o superintendente.
O Daae reforça a importância da higienização neste período de pandemia, mas pede que todos façam o uso responsável da água, priorizando alimentação e higiene pessoal.
Foto: Divulgação