Na quarta-feira (4) o Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgoto) de Rio Claro realizou uma reunião para tratar da criação de um banco de sementes para o viveiro da autarquia.
Seguindo todos os protocolos de saúde em prevenção ao novo coronavírus, o encontro foi realizado em local aberto e arejado, na praça Dr. Sólon de Mendonça Rego Barros, mais conhecida como “Praça do Daae”, que fica em frente à sede administrativa da autarquia.
A iniciativa é direcionada para toda população, em especial, munícipes que possuam árvores frutíferas em seu imóvel, como quintal de casa, chácaras ou sítios, que queiram contribuir, armazenando as sementes e caroços das frutas. Serão aceitos todos os tipos de sementes, com sugestão para frutíferas como: limão, acerola, pitanga, amora, manga, abacate, jabuticaba, mamão, ameixa, pêssego, entre outras.
“O projeto tem como objetivo melhorar e estruturar o viveiro do Daae, abastecendo e aumentando sua capacidade de produção de mudas para proteção dos nossos mananciais e nascentes em todo o município, além de estimular a consciência ambiental da população, criando uma cultura de novos hábitos saudáveis e ecologicamente corretos”, comenta o superintendente da autarquia, Osmar da Silva Junior.
As ações são desenvolvidas pelo Daae, em parceria com as secretarias municipais de Meio Ambiente e de Educação, além de alunos em fase de estágio da Unesp Rio Claro e da Fundação Hermínio Ometto (FHO), de Araras.
Inicialmente, haverá dois pontos de entrega das sementes. Um na portaria do Daae, que fica ao lado da entrada do atendimento, na Avenida 8, 360, no bairro Cidade Nova e outro na Sala Verde do Lago Azul (entrada pelo portão da Rua 2-A). As sementes devem ser entregues de segunda à sexta, das 8 às 16 horas.
“As sementes serão encaminhadas para o viveiro, onde serão cultivadas e devidamente cuidadas para seu desenvolvimento”, comenta o diretor do Departamento de Meio Ambiente do Daae, Rui Barbosa.
Mais informações podem ser obtidas com o departamento de meio ambiente do Daae, no telefone 3531-5255, de segunda à sexta, das 8 às 16 horas.
Também participaram da reunião, o diretor comercial e de relações com o usuário, Edijalma Momesso, os gerentes Gerson Almeida, Erismaldo Souza e José Crespo Filho, o coordenador da Sala Verde da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Leonardo Andrade, e alunos dos cursos de biologia, ecologia, engenharia ambiental, geografia e geologia da Unesp Rio Claro e também da Fundação Hermínio Ometto (FHO), de Araras.
Foto: Divulgação