Em mais uma ação de melhoria no fornecimento de água no município, o Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgoto) de Rio Claro vai fazer a troca de redes mais antigas de abastecimento de água por outras mais modernas e resistentes em diversos pontos da cidade.
Caso não chova, nesta quarta-feira (26), a equipe de manutenção e obras da autarquia vai substituir cerca de 100 metros da tubulação bastante antiga, de ferro fundido, localizada na Avenida 46 entre as ruas 8 e 9, no Alto de Santana.
A previsão de término é para o final da tarde dessa quarta-feira (26). Para realizar o serviço, será necessário interromper o abastecimento na região. Por questões de segurança, o trecho ficará com trânsito interditado.
Todo o trecho será renovado e modernizado com rede de Polietileno de Alta Densidade (PEAD), que tem mais de 100 anos de vida útil, alto desempenho e flexibilidade, além de não formar incrustações na rede.
“Este material também é muito resistente ao impacto e imune a corrosões, melhorando consideravelmente o fornecimento de água”, afirma o superintendente do Daae, Osmar da Silva Junior.
A autarquia orienta que os consumidores que moram próximos ao local em que o serviço será realizado, façam uso racional da água e reforça a importância de todos terem caixa d’água em seus imóveis, já que durante serviços dessa natureza, estes imóveis não sofrem com eventual falta d’água quando usada racionalmente, o que reduz transtornos em casos de interrupção no fornecimento.
Assim que retomado o abastecimento, serão realizadas descargas na rede, mas mesmo assim, pode haver casos pontuais de cor escura na água, que devem ser relatados à Central de Atendimento do Daae pelo telefone 0800-505-5200, que funciona 24 horas e atende ligações de telefone fixo e celulares.
O Daae informa ainda que ao restabelecer o abastecimento há um aumento temporário na pressão em alguns pontos da rede, o que pode deixar a água com um aspecto “esbranquiçado”. Neste caso, a água está com microbolhas, por conta dessa pressão. Tanto que ao colocar essa água em um recipiente, em segundos ela fica com seu aspecto normal e pode ser consumida normalmente.
Foto: Arquivo/Divulgação