O Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgoto) de Rio Claro informa que na noite dessa quinta-feira (18), a partir das 19 horas, vai fazer a limpeza de dois dos quatro decantadores da Estação de Tratamento de Água (ETA) 1.
Inicialmente, estava prevista a substituição de um dos painéis elétricos que comandam o funcionamento das bombas de abastecimento, na Central de Distribuição da ETA 2. Este serviço será realizado apenas na próxima terça-feira (23).
“Trata-se de uma manutenção corriqueira que faremos neste horário para impactar o mínimo possível o abastecimento dos bairros abastecidos pela ETA 1”, comenta o superintendente do Daae, Osmar da Silva Junior.
A previsão inicial é que o serviço seja concluído até meia-noite e o abastecimento seja normalizado durante a madrugada. Nesse período, pode haver casos de baixa pressão ou interrupção temporária no abastecimento de água nos bairros Bela Vista, Cidade Nova, Vila Alemã, Santa Cruz, Santana, Centro, Cidade Jardim, Saúde, Copacabana, Bairro do Estádio, Cidade Claret, Vila do Rádio, Inocoop, Mirassol, Jardim Novo, Jardim Anhanguera, Jardim Kennedy, Jardim Donângela, Jardim Conduta, Jardim do Trevo, Nova Veneza, Vila Operária, Vila Paulista, Vila Santo Antonio, Vila Indaiá, Vila Aparecida, Vila do Horto, Consolação, Parque Flórida, São Benedito, Itapuã, bairro Olímpico e Porto Fino.
O Daae orienta que os consumidores façam uso responsável e consciente da água. A autarquia reforça a importância de os moradores terem caixa d’água em seus imóveis, já que durante os serviços de manutenção os imóveis que possuem caixa d’água não sofrem com eventual falta d’água, o que reduz transtornos em casos de interrupção no fornecimento.
Conforme o abastecimento vai sendo retomado gradativamente, serão realizadas descargas na rede, mas mesmo assim, pode haver casos pontuais de cor escura na água, que devem ser relatados à Central de Atendimento do Daae pelo telefone 0800-505-5200, que funciona 24 horas, todos os dias da semana, inclusive feriados, e atende ligações de telefones fixos e celulares.
Isso acontece por conta da despressurização ocasionada pela paralisação temporária do fornecimento de água, fazendo com que incrustações que estão na parede da tubulação se soltem e, ao retomar o abastecimento, a pressão da água acaba deslocando estas incrustações na rede.
O aumento temporário na pressão em alguns pontos da rede pode deixar a água com um aspecto “esbranquiçado”. Neste caso, a água está com microbolhas, por conta dessa pressão, tanto que, em segundos, a água fica com seu aspecto normal e pode ser consumida normalmente.
Foto: Arquivo/Divulgação