A partir das 22 horas desta quinta-feira (10), o Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgoto) de Rio Claro vai realizar alterações na rede para esvaziamento do reservatório no Jardim Centenário. Essa ação vai possibilitar a execução da obra de recuperação total da estrutura, que apresenta vazamentos. Localizado na Avenida 6-JC, o reservatório tem capacidade para 500 mil litros e é feito de concreto.
Serão realizadas inúmeras modificações na rede, como a instalação de registros e válvulas controladoras de pressão. Equipe de manutenção da autarquia já executou a montagem da nova rede com as devidas alterações como forma de diminuir o tempo de trabalho na substituição da rede existente no local.
“Faremos o serviço neste horário visando impactar o mínimo possível o fornecimento de água nos bairros abastecidos pela rede que passa por este reservatório”, explica o superintendente do Daae, Sergio Ferreira.
Os bairros interligados por essa rede continuarão sendo abastecidos, mas por ligação direta, sem passar pelo reservatório. Essas alterações na rede poderão causar oscilações de pressão e vazão nos imóveis sem caixa d’água nos bairros: Jd. Centenário, Benjamin de Castro e condomínios da região, Jd. das Palmeiras, Jd. Brasília, Jd. Guanabara, Jd. Esmeralda, Jd. das Nações 1 e 2, Nova Rio Claro e arredores.
O Daae ressalta que ter caixa d’água em casa diminui transtornos em ocasiões como esta. Esta etapa do serviço está prevista para terminar na sexta-feira (11). O início da obra de recuperação total da estrutura está previsto para a próxima semana.
Reservatório do Mãe Preta
Ontem (9) o Daae iniciou processo de esvaziamento do reservatório no bairro Mãe Preta. Localizado na Avenida 80A, com a Avenida 1MP, próximo da Escola Municipal “Monteiro Lobato”, o reservatório tem capacidade para 1,5 milhão de litros de água. O Daae fechou registro para que grande parte dessa água seja usada no consumo da população até chegar ao limite de pressão que possibilita o abastecimento.
Ao chegar nesse limite, a autarquia fará manobras na rede para alterar o abastecimento na região para ligação direta (sem passar pelo reservatório), para esvaziamento da estrutura e início da execução do conserto de vazamentos, sem afetar o abastecimento na região durante o período de reparo. Parte da água do reservatório será destinada para caminhões-pipa.
Essa ação poderá causar oscilações de pressão e vazão na rede nos imóveis sem caixa d’água na região durante os próximos dias. O Daae ressalta que ter caixa d’água em casa diminui transtornos em ocasiões como esta.
“Este serviço já havia sido feito por uma empresa terceirizada. Acionamos a empresa e solicitamos novo reparo que será feito sem custos ao Daae”, explica o superintendente da autarquia, Sergio Ferreira.
Os trabalhos para estancar os vazamentos na estrutura de chapa metálica soldada do reservatório estão previstos para começar na próxima semana.
Foto: Divulgação