Além da captação, tratamento e abastecimento de água, o Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgoto) de Rio Claro executa fundamental trabalho ambiental de recuperação, preservação e proteção das áreas dos mananciais onde capta água bruta para prestar este importante serviço para toda a cidade.
Também faz trabalhos voltados à educação ambiental com escolas do município e, no último dia 20, fez a doação e o plantio de 10 mudas para a Escola Municipal Aldo Zotarelli Junior, no Jardim Benjamin de Castro.
Divididos em várias turmas, cerca de 60 alunos de seis a 10 anos do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental do Programa Integra – Educação em Tempo Integral, participaram do plantio de árvores nativas e frutíferas, como pitanga e jabuticaba, que são de cultivos mais simples e descomplicados.
“O Daae faz doações de mudas para escolas que fazem atividades ambientais, além de também levar a palestra do “Daae na Escola” para todas as idades”, destaca Ricardo Magre, diretor do departamento de Meio Ambiente do Daae.
Todas as mudas são do viveiro do Daae, que atualmente contabiliza cerca de 10 mil mudas de árvores nativas e frutíferas, que são utilizadas em doações e em plantações em Áreas de Preservação Permanente (APPs) e em áreas rurais, localizadas no entorno de cursos d’água e nascentes.
Já o “Daae na Escola” é realizado em conjunto com a Secretaria Municipal da Educação e tem o apoio do Consórcio PCJ e consiste na realização de palestras para alunos das escolas de Rio Claro.
Adaptadas de acordo com a faixa etária dos alunos, as explanações abordam o contexto histórico do Daae; todas as fases do tratamento da água; o uso consciente e da preservação da água; e os trabalhos realizados de conservação ambiental dos mananciais.
Interessados tanto em doações como no “Daae na Escola” devem entrar em contato através do telefone 3531-5248 ou pelo WhatsApp 9.9940-9724, das 8 às 16 horas, em dias úteis, ou pelo e-mail ambiental@daaerioclaro.sp.gov.br.
Foto: Divulgação/Daae