O Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgoto) de Rio Claro está iniciando novo cadastramento de famílias de baixa renda para inclusão nas cotas de tarifa social da autarquia. Trezentos novos beneficiários terão desconto de 50% na conta de água e esgoto com tarifa mínima (consumo até 10m³) por mês.
Os detalhes da iniciativa foram definidos em reunião no gabinete do prefeito Gustavo Perissinotto, juntamente com o superintendente do Daae, Osmar da Silva Junior, o diretor de Relações com o Usuário, Edijalma Momesso, o diretor administrativo e financeiro, Sergio Ferreira e Gerson Luis de Almeida e Milena Almeida, ambos do setor de tributação da autarquia.
“Nesse momento de pandemia, o uso da água é vital e de suma importância para a higienização como forma simples e eficaz de combatermos o coronavírus. Todos precisam de água e essa ação visa atender as pessoas que mais necessitam”, afirma o prefeito Gustavo Perissinotto.
A ação também conta com o apoio da Secretaria do Desenvolvimento Social, responsável pela triagem dos interessados, seguindo as determinações da Resolução nº 251 da Agência Reguladora (ARES-PCJ), de 2018.
O atendimento é feito nos seis Centros de Referência de Assistência Social (Cras) somente através de agendamento telefônico, das 8 às 17 horas. Essa medida está sendo feita como forma de reduzir os riscos de contaminação pelo novo coronavírus.
Como os Cras atendem por regiões, para que a triagem seja feita com eficácia, a orientação é que os munícipes realizem o agendamento no Cras mais próximo de sua residência.
Os Cras estão localizados:
• Mãe Preta – Avenida 1MP, Rua 6RV e 19RV, 159. Telefone: 3524-9954.
• Jd. Brasília – Avenida 30, 290, atrás da escola CAIC. Telefone: 3533-3752.
• Jd. Independência – Rua M7, 1031. Telefones: 3535-4558 e 3532-6991.
• Jd. Wenzel – Rua 14, 2763. Telefone: 3523-1980.
• Bonsucesso/Bom Retiro – Rua 5, 1201. Telefone: 3531-3243.
• Terra Nova – Avenida Marginal, 1043. Telefone: 3533-3556.
O atendimento no Daae também está sendo feito somente por agendamento telefônico. Por isso, após a triagem, o consumidor deve ligar na Central de Atendimento da autarquia, no telefone 0800-505-5200, que funciona 24 horas, todos os dias da semana, inclusive feriados, e recebe chamadas de telefones fixos e celulares.
Para fazer parte do programa social da autarquia, o consumidor deve cadastrar e comprovar cadastro de sua família no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CADÚnico); ter renda mensal per capita de até meio salário mínimo e estar adimplente com o Daae nos últimos 12 meses no ato do cadastramento ou recadastramento.
No caso da família ser composta por mais de uma renda, cada usuário deverá realizar seu cadastro para obtenção do benefício.
Para realizar o Cadastro Único, o consumidor deve ligar nos telefones 3526-7116 ou 3526-7162, de segunda à sexta, das 8 às 16 horas para agendar atendimento na secretaria municipal de desenvolvimento social. Na ligação, também será informado quais documentos deve levar para efetuar o cadastro.
O Daae informa que o consumidor perderá o benefício caso seja detectado e comprovado qualquer irregularidade ou violação que interfira diretamente na ligação de água do imóvel.
“O benefício tem duração de 12 meses e a renovação deve ser solicitada na Central de Atendimento do Daae no último mês desse período. O não recadastramento implicará no cancelamento automático do benefício”, alerta o superintendente do Daae, Osmar da Silva Junior.
O Daae também está disponibilizando uma linha exclusivamente voltada para dúvidas relacionadas ao benefício, que devem ser tiradas pelo telefone 98387-1592 somente via Whatsapp, de segunda à sexta, das 8h30 às 15h30.
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