O projeto Com.Você ganhou nova turma em Rio Claro, desta vez na Escola Agrícola Engenheiro Rubens Foot Guimarães, no distrito de Ajapi. Mais de 20 estudantes se inscreveram para participar das aulas gratuitas de Produção Audiovisual para TV, Cinema e Mídias Digitais. A primeira turma teve início em março, na Escola Estadual Januário Sylvio Pezzotti.
Além do curso, a programação inclui quatro sessões de cinema para a comunidade e uma mostra de curtas no final do ano. A iniciativa tem o objetivo de estimular a criatividade, a autoestima e o pensamento crítico dos jovens por meio de atividades ligadas à comunicação.
“Como nossos estudantes ficam na escola em período integral, aceitamos projetos que tenham alguma contribuição a mais, ou seja, que possam trazer um diferencial para os alunos. E considerando a proposta do Com.Você, identificamos benefícios que eles não teriam no dia a dia, por isso acolhemos esta iniciativa com muito empenho”, explica a diretora da Escola Agrícola, Rebeca Possobom Arnosti de Moraes.
As diversas oficinas que compõem o Com.Você trabalham diferentes habilidades dos estudantes, proporcionando uma experiência singular, que pode despertar o interesse para que explorem cada vez mais as áreas de comunicação e cultura.
“Embora os alunos tenham celular, eles não têm contato com profissionais que compartilham conhecimento específico sobre como usar o recurso de forma produtiva para comunicar algo que queiram e se expressar perante a comunidade. É um diferencial fazer desse equipamento uma ferramenta de estudo, trabalho, expressão e comunicação”, ressalta a diretora.
Segundo ela, alguns estudantes têm acesso restrito a essa comunicação porque moram em sítios; outros, por exemplo, nunca frequentaram cinema. “Enquanto escola, é importante trazer essa oportunidade para eles. E o projeto engloba oficinas nunca antes realizadas aqui, como a de teatro, que trabalha expressão corporal e voz com esses jovens, e a de cinema, que traz outra visão do uso da tecnologia”, comenta Rebeca.
O interesse dos jovens pôde ser percebido nas primeiras aulas do projeto na Escola Januário, onde a oficina de teatro já foi concluída e a de Cinema iniciada. “O primeiro dia foi muito legal, porque consegui envolvê-los nessa discussão do audiovisual, ressaltando a importância de ter consciência sobre as imagens que se produz e que eles consomem, da magia do cinema e das possibilidades que ele traz para nossa comunidade”, relata Cláudia Seneme do Canto, professora de Cinema do Com.Você.
Com discussões temáticas sobre responsabilidade social e impacto ambiental, as aulas têm um conteúdo prático muito positivo para os estudantes. “Logo no segundo dia já conseguimos tirar um tema para o documentário e nas demais aulas, já partimos para gravação e edição. Estou procurando fazer uma abordagem bem prática”, afirma Cláudia.
O projeto Com.Você é uma realização do governo do estado de São Paulo por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, com patrocínio da Tigre e do Instituto Carlos Roberto Hansen (ICRH), braço social da Tigre, e apoio do Instituto EP, da produtora Girassol Caminhos Criativos e da Secretaria de Cultura de Rio Claro.
Foto: Divulgação