O projeto “Teatro Vital” está com inscrições abertas para crianças de 10 a 15 anos e também para idosos acima de 60 anos. O responsável, ator e diretor Sandro Maciel conversou com o Diário do Rio Claro, explicou o processo e a importância desta arte. “O Teatro Vital é um projeto aprovado pelo Edital de Oficinas Culturais e Artísticas da Secretaria da Cultura de Rio Claro, que vai oferecer aulas de teatro e que incluem: Interpretação, improvisação, técnicas vocais e corporais para crianças e maiores de 60 anos, esse público tão abandonado pelas políticas públicas e carente de atenção e Cultura”, observa Sandro.
“O teatro ajuda o desenvolvimento e formação infantil, despertando o desejo pelo conhecimento de forma prazerosa e divertida, trabalhando o corpo, fala, coordenação motora, desenvolvendo a leitura, foco, raciocínio, memorização e imaginação, além de empatia, tolerância e trabalho em equipe, fortalecendo as relações sociais, vencendo a timidez e desenvolvendo a comunicação”, explicou o professor e responsável pelo projeto Sandro Maciel.
Ele relata também a grande contribuição desta arte para o público da melhor idade. “Para os maiores de 60 anos, a arte tem a função de organizar o psiquismo do indivíduo e muitas vezes a pessoa perdeu a prática de estruturar emoções. O Teatro volta a ter essa função de elaboração das emoções. Quando a pessoa atua, está na verdade se reelaborando, colocando para fora uma série de emoções que ficaram represadas”, observa.
O professor reforça que o pensamento retrógrado de que a idade impõe limites, deve sim ser deixado de lado e não deve ser empecilho para realizações. “Já passou da hora de acabar com aquela imagem das pessoas mais velhas sentadinhas contando história e vendo a vida passar. Muito pelo contrário, elas estão cada vez mais ativas, fazendo vários cursos, viagens, produzindo e podem continuar contando histórias, porém de uma outra forma: através do teatro! A arte pode melhorar a vida de quem já passou dos 60”, avalia.
Entre os benefícios estão a melhora da saúde. “Durante a aprendizagem artística muitos saem de um processo depressivo com a ajuda do trabalho com o texto, o autor e os personagens. E os exercícios físicos, vocais e mentais são um estímulo para a memória e a criatividade. Quando eles se aposentam e entram na terceira idade, vêm de inúmeros bloqueios adquiridos ao longo da vida, e se redescobrem através da arte. Desbloqueando suas emoções e colocando isso para fora, você está se reestruturando. O Teatro traz a superação de bloqueios emocionais sem que a pessoa perceba isso diretamente. Dessa forma construímos um novo modelo de ‘velhice’, sem os conceitos de doença e alienação, mas com a mente sadia e o físico saudável, assim eles conquistam autonomia e a alegria floresce normalmente”, recomenda Sandro Maciel.
TRAJETÓRIA
Quem participar do curso vai poder aprender com o professor, que carrega uma grande bagagem artística, Sandro Maciel é ator, cantor, dramaturgo, diretor e preparador de elenco do Rio de Janeiro, com 25 anos de vivência teatral, formado pela CAL – Casa das Artes de Laranjeiras, uma das principais escolas de Teatro do país. Em seu vasto currículo tem mais de 50 espetáculos com grandes nomes do Teatro Nacional como Tim Rescala, Sérgio Menezes e os saudosos Cecil Thiré e Flávio Migliaccio. Seus últimos grandes trabalhos foram o mega musical “O Sonho do Cowboy”, como o protagonista “Beto Carrero”, “Madagascar Circus Show” e o “Natal do Shrek” (os dois últimos com direção da DreamWorks Animation) no parque Beto Carrero World, por 7 anos consecutivos.
Serviço:
Aulas gratuitas de interpretação com o professor Sandro Maciel, através do Edital de Oficinas Culturais e Artísticas da Secretaria da Cultura de Rio Claro. As aulas serão online pelo aplicativo “Zoom”, durante a quarentena, e voltarão a ser presenciais, ao final da pandemia, na Sociedade Philarmônica Rio-clarense.
TEATRO VITAL Sênior +
Para alunos maiores de 60 anos
Às terças e quintas das 17h às 18h
TEATRO VITAL Kids
Para alunos de 10 a 15 anos
Às terças e quintas das 16h às 17h
Inscrições pelo WhatsApp (19) 9.8171-2908
Ou pelo link: bityli.com/2SZYd
Por Janaina Moro