A Câmara de Cordeirópolis aprovou por unanimidade nessa terça-feira (23), o Projeto de Lei 32/2018, de autoria do poder Executivo, que estabelece a obrigatoriedade da adoção de treinamento em primeiros socorros aos profissionais da rede escolar em todo o município.
De acordo com a proposta do projeto, o objetivo é fazer com que as escolas municipais e Centros de Educação Infantil (CEIs), sem prejuízo de suas demais atividades ordinárias, ensinem os alunos de maneira correta e segura a lidar com situações de emergências que exijam intervenções rápidas, bem como a capacitação de professores e funcionários de toda a rede municipal.
RIO CLARO
Em Rio Claro, a lei 5.068/2017, de autoria do vereador Ney Paiva (Democratas), estabeleceu a Lei Lucas, que autoriza o poder Executivo a aplicar aos funcionários de creches e escolas municipais curso de primeiros socorros. O objetivo da lei, segundo a legislação, é manter funcionários treinados em número suficiente para o atendimento em todos os períodos de funcionamento escolar.
LUCAS
O movimento “#VaiLucas” foi desencadeado em todo país depois de um menino de dez anos de idade morrer de asfixia causada por engasgamento durante um passeio da escola. A família iniciou um trabalho de conscientização de toda a população sobre a importância da aplicação dos primeiros socorros em caso de perigo.
Diversos municípios já aderiram à legislação, inclusive, lei federal 13.722, de 4 de outubro de 2018, torna obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino públicos e privados de educação básica e de estabelecimentos de recreação infantil.