Profissionais de Rio Claro que atuam na rede de proteção à mulher com deficiência participarão a partir de 24 de maio de curso voltado ao atendimento à mulher com deficiência que foi vítima de violência. A capacitação será direcionada a equipes da Guarda Civil Municipal (Patrulha Maria da Penha), do Centro Especializado de Assistência Social (Creas), da Delegacia de Defesa da Mulher e do Anexo de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher de Rio Claro. Os profissionais terão acesso a conteúdo elaborado especificamente para aprimoramento de suas atuações.
Para Paulo Meyer, assessor dos direitos da pessoa com deficiência de Rio Claro, esta é mais uma importante atividade de capacitação para os profissionais da rede de proteção à mulher com deficiência. “Agradecemos à secretária de estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Célia Leão, por esta parceria e por proporcionar ao município programas de qualidade como o Todas In-Rede”, acrescenta Meyer.
O curso abordará temas como legislação, tipificação da violência e instrumentalização para um atendimento qualificado à rede de apoio. As atividades serão na modalidade de ensino a distância e serão organizadas em quatro módulos, ministrados por profissionais da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) especialistas no tema.
“O curso vem ao encontro dos novos paradigmas da Guarda Municipal que incluem ser uma corporação cidadã e protetora dos direitos humanos e dos que mais precisam”, salienta Rodrigo Gonçalves, comandante da Guarda Civil Municipal.
O curso faz parte do Programa Todas In-Rede, da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Rio Claro foi a primeira cidade a aderir ao Todas in-Rede.
Divulgação