O conceito de cultura é bem complexo, mas podemos definir como um conjunto de valores, ideias, conhecimentos, costumes, símbolos, etc, que identifica os grupos sociais, familiar, étnico ou religioso. A bagagem adquirida e transmitida de geração em geração, através de atividades rotineiras, conversas, da forma de se vestir, festas, artes, entre outros. Assim toda sociedade tem sua história, tem seu conjunto único de valores construído no seu ambiente.
Portanto, para que a cultura seja transmitida e se perpetue, a conservação do meio ambiente é um recurso fundamental, como por exemplo, a preservação dos sítios arqueológicos que nos ajudam a entender melhor a origem da humanidade, também como era nossa cultura desde a pré-história.
Protegendo o meio ambiente estamos protegendo a nossa cultura, pois ela reflete justamente o ambiente em que vivemos. Em qualquer âmbito que estejamos dependemos do meio ambiente, não é apenas as florestas, os lugares distantes com animais selvagens. O meio ambiente é bem mais complexo e amplo, dele depende toda a infraestrutura da vida na terra, prestando serviços ambientais essenciais como o ar que respiramos e a água que é fonte de vida. Ideias, costumes e valores nos quais acreditamos dependem do meio ambiente para formarmos as próximas gerações e essas possam expressar suas culturas.
Analisando por outro lado também à cultura reflete o meio-ambiente, como é o caso da problemática da geração de resíduos, temos que alertar as futuras gerações que não há como jogar o lixo “para fora”, a problemática consiste em entender que ele continua dentro do planeta em que vivemos. As gerações futuras devem entender que a reciclagem e outras questões ambientais devem ser prioridades e esperamos que tenham mais sucesso nos resultados do que as gerações atuais.
Nossa vida diária abrange um acervo de comportamentos direcionados na busca do equilíbrio entre os bens comuns identificados pela natureza, fatores urbanísticos que compõem o nosso patrimônio e sustentam nossa cultura, todos devem estar em constante harmonia para que nossa história seja preservada através das gerações.
A Constituição Federal também fomenta e promove todos os atributos da cultura, permitindo a sociedade visibilidade na integração do ambiente natural com a criação do homem, artigo 216 da lei. O homem com sua evolução e identidade com a natureza agrega atividades das quais participa, com os elementos naturais, integrando sua criatividade em harmonia com o meio ambiente.
Concluindo, nossa vida diária evidencia comportamentos que buscam o equilíbrio que deve ser compartilhado entre os bens comuns oriundos da natureza e os bens artificiais que compõem o nosso patrimônio e formam nossa Cultura.