De 05 a 10 de abril, aconteceu na página do Facebook do Instituto Lumiarte, o Acessart um programa realizado pela Prefeitura de Rio Claro, Secretaria de Cultura e Instituto Lumiarte, com objetivo de levar cultura para pessoas com deficiência. As atividades também foram compartilhadas na página do Facebook do Diário do Rio Claro.
Foram realizadas várias atrações, que utilizaram LIBRAS, áudio-descrição, braille e painéis sensoriais, isso nos leva a refletir sobre a sociedade que queremos e o quanto é importante a cultura para Inclusão. O acesso à cultura transforma realidades, traz a ressignificação para muitas vidas, leva conscientização, crescimento e estimula.
Pensar em Cultura para todos não é somente comunicar com a diversidade, mas, sim, transformar a arte deve ser proposta para todos com o objetivo de não trazer limite para as limitações, uma limitação funcional não deveria ser obstáculo para o acesso a cultura, produtores de cultura de forma mais natural deveriam pensar em espetáculos inclusivos, acessíveis e se juntar a esta luta do acesso para todos. Há alguns anos, em um espetáculo no Centro Cultural, no qual foi utilizado o recuso da áudio-descrição (recurso utilizado para cegos e pessoas com baixa visão), antes da apresentação, pessoas com deficiência visual puderam explorar o palco e tatear objetos, várias pessoas com deficiência visual estiveram presentes.
No final do espetáculo, que era ballet, enviamos áudio via WhatsApp às pessoas que participaram daquela apresentação (todas cegas ou com baixa visão) perguntando o que acharam da apresentação.
Entre todos os relatos se destacou a de um rapaz que nasceu cego. O rapaz relatou, que ao ouvir a áudio-descrição e participar do processo de tatear objetos, palco, antes do espetáculo, ele teve a impressão de que “pela primeira vez na sua vida enxergou”. E aí, que tal fazer as pessoas enxergarem, fazer com que as pessoas vivam todos os sentidos?
Queremos, ao finalizar, parabenizar a todos do Instituto Lumiarte, em nome de Welton Nadai e Mary Favoretto.
Giro Inclusivo:
Audiência Pública sobre Teto de IPI, na aquisição de automóveis por pessoas com deficiência
A Câmara dos Deputados, através da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, realiza na segunda-feira (19), às 13h, uma Audiência Pública para debater a Medida Provisória nº 1034/2021, de autoria do Presidente da República, que modifica a concessão da isenção relativa ao IPI – Imposto Sobre Produtos Industrializados incidente na aquisição de automóveis por pessoas com deficiência.
Resolução autoriza, acompanhante às pessoas com deficiência internadas com COVID-19
A resolução conjunta SS–01, de 23 de junho de 2020, da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e a Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, autoriza acompanhamento das pessoas com deficiência, por um familiar ou cuidador, nos casos de internação por COVID-19. A medida do Governo de São Paulo tem caráter inclusivo, garantindo a segurança e os cuidados adequados das pessoas com deficiência no contexto da pandemia.