Final de ano, época de confraternizações entre as pessoas, reunindo familiares, amigos e equipe de trabalho. O consumo nesse período de Natal e Ano Novo é alto e ações de descarte correto de materiais perfuro cortantes passam despercebidas, podendo causar riscos e graves acidentes.
Trabalhadores da coleta de lixo urbana estão expostos aos riscos do acondicionamento incorreto de copos de vidros, taças, garrafas, espetos de churrascos, todos quebrados, pois nessa época o consumo desses produtos é maior.
Nas cidades contamos muitas vezes com a coleta de resíduos sólidos, porém nem todo material perfurocortante é descartado de forma correta, muitos vão para o lixo comum, colocando os coletores em risco e também homens e mulheres que fazem a separação e contribuem para uma cidade mais limpa.
Neste período de festas, como nossa solidariedade e valores humanos estão em alta, devemos também nos lembrar desses trabalhadores e trabalhadoras e descartar corretamente todos os materiais cortantes e pontiagudos.
Corte ocasionado por material perfurocortante no lixo
Ambientalistas propõem as seguintes dicas seguras para fazer o descarte correto desses materiais: a) copos de vidro, taças, garrafas, ou ainda pratos ou porcelana quebrados, devem ser acopladas(de acordo com sua dimensão) em várias folhas de jornais, ou embaladas em caixas de papelão, lacradas e identificadas; b) espetos de churrasco de madeira, devem estar devidamente quebrados em pedaços pequenos, evitando que os mesmos perfurem as sacolas ou sacos plásticos; c) latas de metal, como de alimentos em conserva também devem ser acopladas em caixas lacradas; d) lâmpadas fluorescentes ou gilete de barbear, devem estar bem embaladas.
Também seringas e agulhas caso existam em sua residência para descarte, é importante encaminhar o material para uma unidade de saúde mais próxima de seu bairro, pois esses resíduos são infectantes e perigosos.
Copo quebrado no saco de lixo
Acidentes com trabalhadores da coleta de lixo urbana devem ser evitados por todos os cidadãos, principalmente no Natal e Ano Novo , mas continuamente durante todo o ano, pois o espírito de empatia e reconhecimento em relação ao próximo deve permanecer independente da época em que vivemos.
Sendo assim, evitaremos que funcionários sejam afastados devido a ferimentos e cortes profundos com consequências na operação de coleta de lixo que pode prejudicar a população, pois toda a ação gera sua consequência.
Lâmpada descartada erroneamente no lixo
Devemos nos lembrar que no processo de saneamento básico urbano, os coletores de resíduos sólidos urbanos fazem um papel indispensável, numa tarefa diária que exige muita força física e determinação.
Portanto, festejar é importante, mas viver num ambiente sujo é algo impossível, sem a limpeza feita pelos coletores nossa saúde está em risco. Em nossos brindes, vamos abraçar essa causa e brindar também pela saúde e vida desses profissionais que são fundamentais no processo.
Cada vez que for descartar algo, lembre-se das dicas mencionadas e tenha um Natal mais humano e um 2022 com respeito e cidadania concretizada diariamente.