De acordo com dados divulgados pela CBIC, o mercado imobiliário apresentou um aumento de 57,5% nas vendas e crescimento de 114,1% em lançamentos no 3º trimestre de 2020, em comparação ao trimestre anterior. O resultado foi positivo em todas as regiões do país. Ao todo, as vendas de imóveis cresceram 26,1% em 2020, superando patamares anteriores ao início da pandemia.
Entre as mudanças mais significativas, há um processo reverso ao que vinha sendo observado no mercado imobiliário antes do período atual. No segmento de alto padrão, deve aumentar a procura por casas e coberturas, acredita o presidente da Abrainc, Luiz Antônio França. “As varandas dos apartamentos também serão mais valorizadas, pois o brasileiro sentiu a necessidade de tomar sol, além de usar o espaço como home office. O escritório doméstico pode ter vindo para ficar”, acrescenta.
A tendência era a diminuição de ambientes e de vivência em espaços compartilhados, mas, depois das mudanças provocadas pela COVID-19, são exigidas novas abordagens. As pessoas passam a sentir falta de um escritório mais estruturado, de uma varanda, de ambientes mais amplos e arejados, por exemplo, solicitando espaços maiores e mais confortáveis, já que, estão passando mais tempo dentro de casa, avalia Fernando Erhart, sócio-diretor da Foxter Cia. Imobiliária (plataforma digital de soluções imobiliárias).
Agora, com as pessoas confinadas, o crescimento do trabalho remoto vem sendo um ponto a ser observado durante a procura por um novo lar. Para muitas empresas, o trabalho remoto é uma tendência que veio para ficar e, por isso, os compradores pesquisam empreendimentos arejados e plantas maiores, que possam receber as adaptações que a pandemia exigiu, como, por exemplo, espaços para estudar e trabalhar.
O déficit habitacional ainda é muito grande, e por isso o mercado demonstra otimismo na expansão. No entanto, os agentes do setor contam com a continuidade de juros baixos e inflação controlada. Uma projeção da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) estima que as vendas de imóveis devem crescer cerca de 35% ainda esse ano.
O processo de compra e venda de imóveis se dá em diversas etapas. E, por se tratar de algo que envolve inúmeros documentos e termos do mercado imobiliário, é preciso estar preparado para percorrer a jornada sem contratempos. O mercado imobiliário está cheio de jargões que podem causar confusão em um processo que já é complicado e, para tornar a experiência de compra mais agradável, a Foxter, imobiliária do sul do Brasil, criou um glossário com diversos termos do mercado imobiliário para ajudar a se preparar e realizar um negócio.
Para conhecer e entender os termos mais relevantes, como Área Comum ou Privativa, Análise de Crédito, Cessão de Direitos, Contrato de Venda e Compra de Imóvel, Escritura Definitiva, FGTS, Financiamento Imobiliário, IPTU, Matrícula do Imóvel, entre outros, basta acessar o e-book completo (https://conteudos.foxterciaimobiliaria.com.br/abc-imobiliario) preparado pela Foxter com mais dicas para ajudar quem está procurando vender ou comprar um imóvel.
A Foxter é uma plataforma digital que busca trazer soluções imobiliárias para seus clientes. Além de contar com a estrutura física em um dos pontos mais procurados da cidade, os clientes também podem contar com uma plataforma digital baseada em um algoritmo próprio e inteligência artificial para comprar e vender imóveis de acordo com os interesses do cliente.
CONFIRA ALGUNS TERMOS:
►ÁREA COMUM: É a área comum a todos os moradores de um condomínio. O salão de festas, lobby de entrada, piscina, playground são exemplos de área comum.
►ÁREA PRIVATIVA: É área do imóvel de uso exclusivo do proprietário. Medida em metros quadrados é a parte interna dos apartamentos delimitada pela superfície externa das paredes.
►ÁREA TOTAL: A área total é a somatória da área privativa e quota parte da área que cabe a essa unidade.
►ALVARÁ DA OBRA: Toda construção só pode ser iniciada com esse alvará em mãos. Trata-se de uma licença para construção emitida pela municipalidade em conformidade com o projeto legal do empreendimento.
►ANÁLISE DE CRÉDITO: Análise de crédito refere-se ao estudo das condições de venda do imóvel e características do comprador, onde não é aceita restrição cadastral, buscando assegurar que a operação seja realizada de acordo com parâmetros e políticas de crédito aceitas pelo mercado bancário, de modoa viabilizar o repasse no futuro. A análise de crédito ocorre em dois momentos: no ato da compra e no momento do repasse.
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