Vinte e sete famílias foram atendidas pela prefeitura de Rio Claro na área social pelo Cras Volante, serviço que entrou em operação com o objetivo de facilitar o atendimento nos distritos e região rural do município. “Quase 30 famílias receberam atenção por meio do Cras móvel de quatro de janeiro até a quarta-feira (27), o que dá uma boa medida do quanto ganhamos em agilidade para encaminhar demandas das comunidades de Ajapi, Ferraz, Assistência e Batovi, além do bairro rural de Itapé”, destaca a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Vilma Pereira de Souza Sprícigo.
O atendimento do Cras Volante envolve acolhimentos, orientações, encaminhamento para rede socioassitencial e cadastro para programas sociais, o que ajuda as famílias em situação de vulnerabilidade social a terem acesso a políticas de assistência social.
A equipe volante do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) inclui dois assistentes sociais, um educador social e um motorista que se deslocam para áreas rurais e distritais do município garantindo o acesso dessa população aos serviços, projetos, programas e benefícios de assistência social. Na manhã desta quinta-feira (28) o Cras Volante realizou atendimento no bairro Santana do Urucaia.
De acordo com o calendário do Cras Volante, a equipe vai ao distrito de Batovi às segundas-feiras, a Ajapi e Itapé às terças, para Assistência às quintas e às sextas-feiras a Ferraz.
A equipe volante atende famílias cadastradas no Cadastro Único para programas sociais, como Bolsa Família e Benefício de Prestação Continuada (BPC) para idosos e pessoas com deficiência, entre outros, e também famílias referenciadas nos Cras fixos. Outra função do Cras Volante é encontrar novas famílias e indivíduos ainda não cadastrados para inserção na política de assistência social.
De acordo com a secretaria de Desenvolvimento Social, a iniciativa permite que os profissionais conheçam os usuários e o território, o que facilita o levantamento das demandas individuais e coletivas para implementação das políticas públicas. Além disto, o Cras Volante desenvolve serviços para identificar as vulnerabilidades e as potencialidades de cada território, facilita o acesso da população a direitos sociais, e desenvolve uma metodologia de trabalho social de caráter descentralizado e participativo.
Foto: Divulgação