O Centro de Referência de Assistência Social do bairro Panorama, em Rio Claro, foi palco de importantes palestras voltadas à conscientização sobre a violência doméstica, como parte da Campanha Agosto Lilás.
A iniciativa foi conduzida pela GCMF Luciana, coordenadora da Patrulha Maria da Penha, em colaboração com Caroline Teco, mentora em Gestão de Negócios Femininos e responsável pelo Projeto Fênix.
As palestras, realizadas na quadra do bairro, foram direcionadas a mulheres e idosos assistidos pelo CRAS. Durante os encontros, foi discutido o impacto da violência doméstica em suas diversas formas, de acordo com a Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006).
As palestrantes explicaram os diferentes tipos de violência, incluindo física, psicológica, moral, sexual e patrimonial, e abordaram os sinais de relacionamentos abusivos, oferecendo orientações sobre como preveni-los e superá-los.
A Patrulha Maria da Penha, que atua de forma contínua na proteção das mulheres vítimas de violência, foi destaque nas discussões. Luciana ressaltou que o trabalho da patrulha vai além de atender casos de agressão; ela é essencial para a prevenção e garantia de que as vítimas não sofram novas violências.
Com atendimento 24 horas por dia, a patrulha também se dedica ao cuidado de idosos, crianças e adolescentes em situação de abuso e negligência, trabalhando em estreita parceria com entidades como a Delegacia da Mulher, o Conselho Tutelar, e o CAPS.
O Projeto Fênix, coordenado por Caroline Teco, também foi apresentado como um aliado no fortalecimento da autoestima e no apoio às vítimas de violência doméstica. Realizando encontros quinzenais, o projeto oferece suporte psicológico, jurídico e direcionamento ao mercado de trabalho, além de contar com a colaboração de profissionais como advogados, assistentes sociais, psicólogas e consultoras de beleza.
A iniciativa no CRAS Panorama reflete a importância da união de forças para enfrentar a violência doméstica e garantir que as vítimas recebam o apoio necessário para reconstruir suas vidas com dignidade e segurança.Parte superior do formulário
Foto: GCM Parte inferior do formulário