A primeira reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito, CPI, para apurar suposta aplicação de vacina contra Covid-19 em vereadores, foi realizada na tarde de segunda-feira (19), no Plenário da Câmara.
Presidida por Hernani Leonhardt (MDB), a CPI contou com a presença do relator Adriano La Torre (Progressistas) e dos membros: Val Demarchi (DEM), Serginho Carnevale (DEM), Alessandro Almeida (Podemos), Irander Augusto (Republicanos), Diego Gonzalez (PSD), Carol Gomes (Cidadania), Thiago Yamamoto (PSD), Geraldo Voluntário (MDB), Luciano Bonsucesso (PL) e Moisés Marques (Progressistas). Os demais vereadores foram representados por seus assessores.
Na abertura dos trabalhos, o presidente Hernani solicitou que a Relatoria fizesse a leitura do documento que deu início à CPI, aprovado pela Câmara Municipal em sessão ordinária no último dia 12.
Hernani Leonhardt também apresentou dois requerimentos que foram aprovados no Plenário pelos membros da CPI, através dos quais faz encaminhamentos. No primeiro solicita que os exames comprobatórios, no que diz respeitos testes da vacina contra a Covid-19, sejam feitos e pagos pelos próprios vereadores.
No segundo requerimento, o presidente da comissão solicitou que Suzi Berbet, diretora da Vigilância de Saúde, seja convocada para explicar como está sendo colocado em prática o plano de imunização no município bem como indicar qual melhor teste para que os vereadores possam fazer. Na parte final da reunião ficou definido que Suzi Berbet deverá estar na Câmara Municipal na próxima segunda-feira, dia 26.
Através de ofício, também aprovado por unanimidade, Serginho Carnevale solicitou que o vereador Luciano Bonsucesso seja ouvido na CPI. Segundo ele, a comissão foi criada a partir da fala do vereador Luciano nas últimas duas sessões ordinárias. Serginho assinala que a oitiva vai abrir espaço para que Luciano exponha fundamentos e razões das suas falas e para o fornecimento de provas, se elas existirem.
A CPI confirmou a oitiva de Luciano Bonsucesso para o dia 3 de maio. De acordo com o presidente da comissão, Hernani Leonhardt, a votação do relatório final está marcada para o dia 17 de maio e a votação do Projeto de Resolução, no Plenário, para o dia 24 de maio.
Foto: Divulgação