Se você precisa solicitar o CPF durante a quarentena, mas não sabe como, o Governo disponibiliza uma maneira fácil e rápida de solicitar o documento. Para todo cidadão que precisa do CPF seja para preencher a declaração do Imposto de Renda, para abrir uma conta no banco ou para qualquer processo que seja necessário o documento.
Desde 2012, já é possível solicitar o documento pela internet, mas agora por conta do isolamento social o governo oferece a opção de solicitar o CPF via internet. O processo é gratuito, o que antes era necessário ir a uma agência do Banco do Brasil, Correios ou Caixa Econômica Federal e pagar uma taxa no valor de R$7.
Além de poder solicitar o documento pela internet, o usuário também pode baixar o aplicativo CPF Digital, nas lojas Google Play e App Store e ter acesso ao número do documento e também ter acesso a informações como prazo para apresentar o IRPF 2020, atendimento virtual, dentre outras informações.
O CPF Digital tem o mesmo valor que o próprio documento físico e, para aproveitar as vantagens do aplicativo, é preciso que o usuário tenha feito o cadastro biométrico no momento de emitir ou de renovar a Carteira Nacional de Habilitação, pois para acessar o aplicativo será solicitada a identificação biométrica.
Foto: Divulgação