Nas últimas cinco semanas, o município de Rio Claro registrou uma escalada crescente no número de casos de Covid-19. Depois de um período de estabilidade, com poucos ou nenhum caso novo registrado, a cidade tem aumentado o número de infeções a cada semana.
De 11 para 18 de novembro, Rio Claro saltou de quatro para 51 casos de Covid-19, alta de 1.175% em uma semana. Essa foi a primeira vez que o município registrou mais de 50 casos na semana desde julho. Na semana seguinte (18 a 25 de novembro) houve registro de 73 novos casos de Covid-19, aumento de 43,14% em relação à semana anterior.
Na semana passada foram registrados 102 novos casos da doença, crescimento de 39,73%. Agora, novo aumento de casos: 124, conforme aponta boletim divulgado nesta sexta-feira (9) pela Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro. O aumento é de 21,57% ante o boletim anterior de 2 de dezembro.
Com isso, o município acumula alta de 3.000% em cinco semanas (de 11 de novembro a 9 de dezembro) e de 143,14% em quatro semanas (de 18 de novembro a 9 de dezembro).
Com os 124 novos registros, o total de casos subiu para 32.671 desde o início da pandemia. O número de óbitos é de 668, sendo que o último ocorreu na semana passada, a primeira morte registrada no município desde o boletim do dia 16 de setembro.
Assim como os casos, as internações também aumentaram nas últimas semanas. Rio Claro passou de nenhum paciente internado no início do mês passado para uma internação na semana seguinte, depois duas e agora são sete internações. Das sete pessoas internadas, seis estão em enfermaria e um em UTI. Segundo a Fundação de Saúde, esse número representa 10% de ocupação de leitos Covid-19, incluindo rede de saúde pública e particular.
No momento, a cidade possui 150 pessoas em isolamento domiciliar e o total de pacientes recuperados é de 31.847. A quantidade de isolados subiu de 50 para 111 pessoas, e agora 150. Diante do aumento dos indicadores da Covid-19, a Fundação de Saúde alerta a população sobre o aumento dos novos casos de Covid no município. A nova onda é atribuída a uma subvariante omicron, BQ.1 “Recomendamos fortemente a atualização do esquema vacinal para os faltosos”, destaca a presidente da FMS, Giulia Puttomatti.
Como medida de segurança, a autarquia recomenda o uso de máscaras de proteção facial em ambientes fechados. “Ainda que o número de internações, por enquanto, permaneça baixo, a Fundação de Saúde indica o retorno da utilização de máscaras ao frequentar locais fechados e ao se relacionar com outros de fora do domicílio, especialmente para idosos, pessoas com doenças crônicas e condições de imunossupressão”. Além disso, as pessoas com quadros de resfriados ou gripes, ainda que leves, devem permanecer de máscaras ao se relacionar com outras.
Vacinação Covid-19
Enquanto isso, a vacinação contra a Covid-19 continua ocorrendo em todas as unidades básicas de saúde e unidades de saúde da família do município. A população deve atualizar o esquema vacinal para se proteger contra a doença. Até o momento, Rio Claro aplicou 545.002 doses de vacinas nesta campanha de vacinação contra a Covid-19. Percentualmente, 95,05% da população rio-clarense recebeu ao menos uma dose de vacina contra a Covid-19.
O estado de São Paulo aplicou 127.116.971 doses nesta campanha de vacinação contra a Covid-19, conforme dados do Vacinômetro atualizado às 11h31 desta sexta-feira (9). Isso significa que 95,09% da população paulista tomou pelo menos uma dose da vacina. De acordo com o Vacinômetro, 89.57% da população de São Paulo está com esquema vacinal completo.
Por Redação DRC / Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil