A Polícia Militar do estado segue atuando normalmente durante a quarentena. Além do trabalho ostensivo nas ruas, tem seguido com orientações de prevenção para a sociedade. Entre as preocupações, alertar sobre possíveis golpes que podem aparecer, principalmente por meio da internet.
Isso porque golpistas podem usar a pandemia para tentar fazer vítimas. A PM listou algumas situações que devem ser observadas. Como, por exemplo, ficar atento e desconfiar de links ou mensagens que ofereçam brindes, descontos e vantagens ou que peçam doações.
É comum e já registrado em outras ocasiões que golpistas criam site falsos, bem parecidos aos de instituições oficiais e buscam vítimas com mensagens por e-mail, Whatsapp e telefonemas.
Também ressalta que a pessoa não deve compartilhar RG, CPF ou outros dados bancários sem necessidade. Salienta que a população não deve baixar aplicativos desconhecidos sobre COVID-19.
Entre alguns tipos identificados, os golpistas utilizam nomes de grandes marcas, oferecem informações sobre o vírus e prometem a distribuição de álcool em gel. Para atrair possíveis vítimas, utilizam também o termo “auxílio cidadão coronavírus”, conforme dados do dfndr lab, laboratório especializado em segurança digital da PSafee divulgados no site da ISTOÉ.
Segundo o levantamento do dfndr lab, até o dia 23 de março, 19 modalidades de golpes haviam sido identificadas. Até testes falsos para a doença são ofertados pela internet. Cerca de 42,5 milhões de brasileiros já receberam ou acessaram notícias falsas sobre a Covid-19. Em qualquer situação, a PM orienta que o cidadão cheque as informações em sites oficiais.
Foto: Diário do Rio Claro / Arquivo