Ação solidária da Santa Casa ganha apoio dos pilotos da Stock Car
A Santa Casa de Rio Claro se mantém determinada na realização de campanhas que possam ajudar o hospital a enfrentar o período de pandemia gerado pelo Covid-19. E essa semana, uma nova ação ganha a adesão dos pilotos da Stock Car, o tricampeão Daniel Serra e o bicampeão Ricardo Maurício. Ambos já estiveram na Santa Casa no ano passado, durante a passagem da equipe pela etapa de Mogi Guaçu, mas, dessa vez, a ajuda é virtual. “As ações solidárias sempre fizeram parte da nossa agenda e não poderia ser diferente dessa vez. Mesmo sem poder percorrer os locais, queremos contribuir de alguma forma”, comenta Daniel Serra.
A ação tem o objetivo de arrecadar alguns itens de higiene pessoal e fralda para pacientes internados na Santa Casa. Como forma de incentivo, foram doados 50 bonés de piloto que serão trocados por um kit. A troca será feita na secretaria do hospital, com total segurança e sem contato físico e está limitado ao número de bonés. “Cada boné será trocado por um Kit, contendo 1 pacote de fralda adulta tamanho G + 2 itens de higiene pessoal, podendo ser sabonete líquido, shampoo, pasta de dente, escova de dente, hidratante e desodorante”, explica Francisco Sterzo, diretor da Santa Casa de Rio Claro. As trocas começam na quarta-feira (12) e as reservas podem ser feitas pelo telefone 3535 7019 – Secretaria.
Para fazer a troca é preciso, antes, ligar para o hospital, informar a intenção de doação. Caso o interessado não compareça no mesmo dia, o item será novamente disponibilizado para uma lista de espera. “Dessa forma evitamos que as pessoas venham até aqui e não consigam participar”, explica Francisco.
Depois de sete meses de paralisação, os pilotos da Stock Car voltaram para a pista em Goiânia, no dia 23 de julho. A próxima etapa está marcada para 23 de agosto com a tradicional Corrida do Milhão que esse ano, também ganha caráter solidário e terá a premiação distribuída entre entidades assistenciais. Daniel Serra é o vice-líder com 35 pontos e Ricardo Maurício é o quinto colocado com 30 pontos.
Rússia anuncia primeira vacina contra a covid-19
O presidente Vladimir Putin anunciou nessa terça-feira (11) que a Rússia registrou a primeira vacina do mundo contra o novo coronavírus. Ele garantiu que sua filha já tomou a vacina e que ela estará disponível a partir de janeiro. A decisão é questionada, e a Organização Mundial da Saúde (OMS) pediu o cumprimento dos protocolos e dos regulamentos.
O Ministério da Saúde russo deu a aprovação regulatória para o produto, desenvolvido pelo Instituto Gamaleya de Moscou, após menos de dois meses de iniciados os testes em humanos. “Esta manhã foi registrada, pela primeira vez no mundo, uma vacina contra o novo coronavírus”, disse Putin durante reunião com membros do governo.
De acordo com o presidente, o produto é “eficaz” e superou todas as provas necessárias, além de permitir uma “imunidade estável” face à covid-19. Putin garantiu também que uma das suas duas filhas já recebeu uma dose e que se está se sentindo bem.
“Uma das minhas filhas tomou a vacina”, afirmou. “Dessa forma, ela participou da experiência. Depois da primeira vacinação, ela teve 38 graus de febre, no dia seguinte 37, e foi apenas isso”. A Rússia espera agora poder iniciar a aplicação em massa, mesmo que estejam ocorrendo ainda testes clínicos para comprovar a segurança da vacina. As autoridades russas já tinham anunciado que os profissionais de saúde, professores e outros grupos de risco serão os primeiros a serem imunizados.
Foto: Divulgação