Criança de 9 anos que contraiu síndrome rara após Covid-19 é curada
Após se recuperar da Covid-19, José Neto, 9 anos, começou a sentir dores abdominais e foi consultado na emergência do Hospital Padre Cícero, em Juazeiro do Norte, do Sistema Hapvida. Diagnosticado com a Síndrome Inflamatória Multissistêmica, que pode acontecer em crianças que contraíram a doença causada pelo novo coronavírus, o menino foi tratado no Hospital Luís França, unidade da operadora referência em pediatria da capital cearense.
José Neto apresentou sintomas como diarreia, dor abdominal, lesões na pele, olhos e boca. De acordo com o pediatra e Diretor do Hospital Luís França, Caio Malachias, essa síndrome é uma doença inflamatória pós-Covid-19. “Surge de 3 a 4 semanas depois de apresentar o novo coronavírus e a criança desenvolve essa patologia. Pode acontecer de maneira grave, como doença cardíaca, inclusive, e requer um tratamento específico”, ressalta o pediatra.
De acordo com o médico coordenador da emergência pediátrica do Hospital Padre Cícero, Felipe Macêdo, o menino foi internado na UTI e iniciado um tratamento específico, que teve continuidade na capital. Durante o tratamento, os pais de José Neto tiveram que ser fortes diante do sofrimento do filho. A mãe do menino, Luziana Pereira, relata que ele sentia muita dor, mas que tinha muita força.
Agora, José Neto já está em casa. Segundo o diretor do Hospital Luís França, ele já pode voltar às suas atividades de forma gradativa, tanto as alimentares, como as físicas. Mas ainda vai levar um tempo para voltar ao normal por conta das alterações cardíacas.
Família de Cordeirópolis vence o coronavírus
Boa notícia em meio a pandemia! Na última semana a cordeiropolense, Patricia Bianchi, publicou em suas redes sociais a bonita história de recuperação de sua família. Ela, seu esposo Leandro, sua filha Valentina e seus sogros dona Maria de Lourdes e senhor Clóvis Antônio testaram positivo para covid-19 e nas duas últimas semanas tiveram que conviver com os desafios da doença.
Mesmo com a dificuldade, a família se uniu, cumpriu o isolamento e hoje todos estão curados do novo coronavírus. Para comemorar a vitória junto aos avós, a pequena Valentina pediu aos pais para organizar uma comemoração em casa com direito a doces e guloseimas para celebrar a vida nova com todos felizes e recuperados.
Na publicação via Facebook, Patrícia comentou que além do apoio dos amigos para vencer a doença, a família contou, desde a confirmação, com o apoio da Secretaria de Saúde, através do monitoramento e teleatendimento, como está sendo feito com todos os outros pacientes que testam positivo para a doença.
A avó de Valentina, Maria de Lourdes, agradeceu todo o suporte que recebeu durante os últimos dias. “A equipe da Saúde nos ajudou muito desde o começo, ofereceu todo apoio e entrando em contato com a gente todos os dias. Somos muito gratos pelo atendimento que recebemos. Senti orgulho de ser cordeiropolense”, contou dona Maria.
Fotos: Divulgação