OMS espera produção de milhões de doses da vacina neste ano
A Organização Mundial da Saúde (OMS) espera que centenas de milhões de doses de uma vacina contra a Covid-19 possam ser produzidas neste ano e dois bilhões de doses até o final de 2021, disse a cientista-chefe Soumya Swaminathan, nessa quinta-feira (18).
A OMS está elaborando planos para ajudar a decidir quem deveria receber as primeiras doses uma vez que uma vacina seja aprovada, afirmou a cientista.
A prioridade seria dada a profissionais da linha de frente, como médicos, pessoas vulneráveis por causa da idade ou outra doença e a quem trabalha ou mora em locais de alta transmissão, como prisões e casas de repouso.
“Estou esperançosa, estou otimista. Mas o desenvolvimento de vacinas é uma empreitada complexa, ele envolve muita incerteza”, disse. “O bom é que temos muitas vacinas e plataformas, então, se a primeira fracassar ou se a segunda fracassar, não deveríamos perder a esperança, não deveríamos desistir.”
Cerca de 10 vacinas em potencial estão sendo testadas em humanos na esperança de que uma possa se tornar disponível nos próximos meses para prevenir a infecção. Países já começaram a fazer acordo com empresas farmacêuticas para encomendar doses antes mesmo de se provar que alguma vacina funciona.
Swaminathan descreveu o desejo por milhões de doses de uma vacina ainda neste ano como otimista, acrescentando que a esperança de até dois bilhões de doses de até três vacinas diferentes no ano que vem é um “grande se”.
A cientista afirmou que os dados de análise genética coletados até agora mostraram que o novo coronavírus ainda não passou por nenhuma mutação que alteraria a gravidade da doença que causa.
Live Solidária acontece nesta sexta-feira
Um grupo de cantores se reuniu para realizar uma Live Solidária, nesta sexta-feira (19), a partir das 19 horas, que será transmitida pela página do Facebook e YouTube do artista Joao Viegas Show.
A Live Solidária terá as seguintes atrações: João Viegas Show e Aline Martins Violla, que apresentarão aquele Forró e Pisadinha; já as duplas sertaneja Maycon & Vitinho e Devair & Devanildo com o melhor da moda sertaneja. Durante a live haverá sorteio de brindes para o público.
O Projeto Faça Um Criança Feliz foi fundado em 2010 por João Viegas (Viegas Show), funcionário da Rápido São Paulo, que também é cantor nas horas vagas. Hoje, o projeto está localizado na Rua M-20, número 49, entre as avenidas M-15 e M-17, no Jardim Cervezão. São atendidas 84 crianças carentes, dos 5 aos 12 anos. O mantém arrecadações e promove festas beneficentes durante o ano, em datas comemorativas para estas crianças cadastradas, que são de bairros periféricos da cidade de Rio Claro. A equipe de voluntários do Projeto conta com o trabalho dos seguintes membros: João Viegas, Márcio Brito, Dulce Gonçalves, Bete Rezende, Aparecida Silva, Joceli Rezende, Elizângela Rezende, Raul Marcelo e Neiva Ferreira.
A live tem por objetivo pedir doações de: alimentos, roupas, calçados, cobertor etc. Pontos de arrecadação das doações: Central de atendimento Rápido São Paulo – Rua 1, 1151, Centro; Casa de Carne Caperucci – Rua M-18, 798, Jd. Cervezão; Família Rezende – Rua 17, 3690, Pq. Universitário; Padaria Padoka da Família – Av. M-47, 2036, com Rua M-22, Jd. Progresso. Telefones de contato: (19) 99828-6396 Dulce Gonçalves / (19) 99618 – 9958 Bete Rezende / (19) 99872-9776 Joao Viegas (Viegas show). Todas as doações serão destinadas ao projeto faça uma criança feliz.
Foto: Divulgação