Setor de odontologia municipal passa por testes para coronavírus
A realização dos testes rápidos para Covid-19 em profissionais que atuam na área da saúde continua sendo feita em Rio Claro. Na quarta-feira (10) os profissionais do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), da Secretaria de Saúde, realizaram os exames. Cerca de 40 servidores foram submetidos ao teste.
“Testar os profissionais da saúde faz parte da estratégia municipal para evitar o avanço da Covid-19”, destaca o prefeito João Teixeira Junior, que autorizou a realização dos testes também em 740 profissionais da Santa Casa de Rio Claro. “Este é um cuidado com quem cuida da população”, acrescenta o prefeito Juninho.
Em iniciativa do governo municipal, na terça-feira (9) os exames foram feitos em profissionais do Ambulatório Médico de Especialidades (AME). “São profissionais que durante o exercício das funções mantém contato com grande número de pessoas e atendem diretamente à população”, observa Maurício Monteiro, secretário de Saúde.
Os testes utilizados compõem o lote de 14 mil de que o município já dispõe, sendo que 10 mil foram comprados pela prefeitura e o restante repassado pelo governo federal.
Rio Claro já realizou exames em servidores da segurança, funerária municipal, cemitério municipal e população em situação de rua. Ao todo já foram mais de 2.300 testes rápidos realizados.
Rio Claro recebe cinco respiradores para Santa Casa
Rio Claro recebeu na quarta-feira (10) cinco respiradores que irão equipar leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) do município. Os equipamentos foram fornecidos pelo governo estadual e garantem atendimento a pacientes vítimas de coronavírus que estão em estado grave.
“Sem dúvida é um ganho muito grande, que está possibilitando ao município ampliar seus leitos de UTI”, observa o prefeito João Teixeira Junior, agradecendo o governo estadual. “O município ampliou dez leitos de UTI para atendimentos aos casos de coronavírus na Santa Casa de Rio Claro e esses respiradores são parte fundamental desta ampliação”, ressalta o prefeito Juninho. Os leitos foram contratados pela prefeitura municipal para reforçar a estrutura de atendimento aos casos de coronavírus.
“Os equipamentos chegam em momento oportuno para atender a nossa necessidade”, destaca Alfredo de Lima Junior, diretor administrativo da Santa Casa.
Esta é uma nova etapa da ampliação de leitos, já que no início do ano o município já havia ampliado em dez o número de leitos em UTI na Santa Casa. O secretário Maurício Monteiro reforça que as taxas de ocupação de leitos dependem muito do comportamento da população. “Para contermos o avanço do coronavírus é importante que a comunidade também faça sua parte e adote cuidados preventivos, principalmente o distanciamento social”, comenta Maurício.
Segundo o governo estadual o trabalho está sendo feito para garantir a assistência dos pacientes por meio de serviços públicos de saúde. “Estes respiradores são essenciais para garantir tratamento de pacientes graves de covid-19”, afirmou o secretário estadual da Saúde, José Henrique Germann.
Foto: Divulgação