Live arrecada alimentos e agasalhos
No domingo (31), Vagner Llari realiza “Live – Sem Roteiro”, a partir das 14 horas e, logo em seguida, às 17 horas, faz participação especial na Live do “3° Samba Solidário – Agasalho do Bem”, juntamente com o Grupo União De Amigos, e que também terá as participações especiais de Biahh Cavalcante e Hudson Marcelo (ex-vocalista do Grupo ‘Ta Na Área’).
É possível colaborar com qualquer tipo de alimento e agasalho. Toda arrecadação será em prol das entidades assistenciais de Rio Claro. As doações já podem ser deixadas na Carbel Veículos, que fica na Rua 14, com Avenida 8, no Santa Cruz. A live será transmitida no Facebook, Instagram e YouTube.
Governo de SP orienta empresas para agilizar testagem em massa
O Governador João Doria anunciou nessa sexta-feira (29) protocolos para o setor privado aderir ao incremento de testes do coronavírus. A medida orienta gestores de empresas sobre prevenção e monitoramento das condições de saúde de funcionários, colaboradores e fornecedores e da segurança de clientes.
“Nesta fase de reabertura gradual da economia, o poder público pede e tem convicção de que terá o apoio da livre iniciativa na realização de testes em massa para ampliar a eficiência no enfrentamento da epidemia”, disse Doria. “O diagnóstico preciso é fundamental, como sempre destacam os cientistas e membros do comitê de saúde, para controlar e superar o coronavírus”, completou.
Os protocolos foram articulados com a Vigilância em Saúde do Estado e orientam como as empresas vão aderir de forma voluntária à realização e periodicidade de testes. São diretrizes e ações recomendadas para prevenção, triagem, testagem e contenção de casos. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico apoiará as empresas nos contatos com a Secretaria de Saúde.
Cientistas de SP investigam moléculas antivirais para tratamento da COVID-19
Pesquisadores vinculados ao Centro de Pesquisa e Inovação em Biodiversidade e Fármacos (CIBFar) buscam potenciais antivirais para o tratamento da COVID-19 (doença causada pelo novo coronavírus) entre compostos sintéticos e produtos naturais da biodiversidade brasileira, além de realizar estudos voltados ao reposicionamento de fármacos já existentes.
O CIBFar é um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) no Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da Universidade de São Paulo (USP).
A ideia é buscar, em diferentes repositórios e banco de dados, compostos químicos capazes de bloquear a ação das chamadas “proteínas não estruturais” do novo coronavírus (SARS-CoV-2), essenciais para a replicação do microrganismo dentro da célula humana.
“Quando o vírus entra na célula, ele começa a fazer cópias de seu próprio material genético [no caso do SARS-CoV-2, um RNA] para poder se multiplicar e avançar pelo organismo infectado. Uma parte do genoma viral produz proteínas da superfície do vírus e também outras 16 proteínas não estruturais, que só aparecem depois que a célula é invadida. Essas moléculas são responsáveis pela replicação do genoma viral. Nosso objetivo é encontrar um composto que ‘grude’ em alguma dessas proteínas não estruturais e, assim, inviabilize a replicação do SARS-CoV-2”, explica Glaucius Oliva, coordenador do CIBFar, à Agência Fapesp.
Foto: Divulgação