Unicamp: Pesquisa pretende analisar impacto da COVID-19 na migração no Brasil
O Observatório das Migrações em São Paulo, vinculado ao Núcleo de Estudos de População Elza Berquó da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), participa de uma iniciativa para um estudo sobre o impacto da COVID-19 (doença causada pelo novo coronavírus) e das medidas adotadas pelo poder público sobre as condições de vida dos imigrantes internacionais, refugiados e apátridas residentes no Brasil, avaliando as possíveis violações de seus direitos sociais.
Para isso, os organizadores da iniciativa solicitam que esse público colabore a partir do preenchimento de um questionário. Trata-se de questões curtas e que podem ser rapidamente respondidas. A pesquisa encontra-se traduzida para seis línguas: português, inglês, espanhol, árabe, francês e creole haitiano.
Os dados recolhidos são anônimos e serão tratados de forma agregada sem a identificação dos respondentes. Nenhuma informação individualizada será fornecida a qualquer órgão de governo ou disponibilizada para divulgação ou uso na pesquisa ou em qualquer outro estudo.
Além do Observatório das Migrações em São Paulo, também participam da iniciativa o Grupo Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão Direitos Sociais e Migração (GIPE)/ PUC Minas e o Grupo Distribuição Espacial da População (GEDEP)/PUC Minas.
Carreata solidária drive-thru
O Espaço de Dança Marta Brunelli está promovendo uma carreata solidária, pensando nas dificuldades que algumas pessoas vem enfrentando nessa quarentena por estarem sem renda. Para fazer a arrecadação, neste sábado (30), será realizada uma carreata solitária, um drive thru, para ajudar as famílias necessitadas de nossa cidade com a arrecadação de alimentos e produtos higiene e limpeza.
Está sendo pedido também a doação de cobertores e agasalhos para moradores de rua. As organizadoras Marta Brunelli, Ariadny Thayla Machado, Celma Mendes e Luana Cardoso, convocam a todos os moradores de Rio Claro para, juntos, podermos ajudar ao próximo e mostrarmos que nossa cidade pode e deve se unir.
A carreata, em forma de Drive Thru, estará acontecendo na Rua 6 entre avenidas 42 e 46 em frente ao Núcleo do NAM, das 10 horas às 12 horas. É solicitado para que todos estejam com máscara e mantenham o espaçamento recomendado pelos órgãos da saúde; será feita a higienização dos alimentos.
A carreata conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Rio Claro, Fundo Social de Solidariedade, Diário do Rio Claro, Oficina Mecânica 4 Rodas, Sorvetes Natuice, Art Confecção e Império do MDF. Todos os itens arrecadados serão entregues ao Fundo Social de Rio Claro que fará a distribuição para as famílias necessitadas.
Etecs e Fatecs buscam doações para continuar ações solidárias
Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais de diferentes regiões do estado estão em busca de doações que permitam a continuidade das ações voluntárias de enfrentamento ao coronavírus. Desde o início da crise, as unidades têm se mobilizado para ajudar, de acordo com seus cursos e especialidades.
Professores e estudantes voluntários de diversas Etecs e Fatecs produziram até o momento mais de 6,3 mil máscaras de acetato, 9 mil de tecido e 1,3 mil toucas que foram doadas para hospitais regionais. As ações envolveram mais de 40 professores e funcionários e 90 alunos. A expectativa é que sejam produzidas pelo menos mais 15 mil máscaras de tecido e 4 mil de acetato nas próximas semanas.
Em Taubaté, por exemplo, a Fatec recebeu aporte de R$ 80 mil vindos da Procuradoria do Trabalho de São José dos Campos, sob a mediação do Ministério Público do Estado de São Paulo. Com isso, a unidade conseguiu aumentar a capacidade de fabricação. A verba possibilitou a entrega de cerda de 4 mil máscaras do modelo face shield.
Para a produção dos equipamentos de proteção individual (EPIs), as unidades precisam de plásticos, elásticos e tecidos, entre outros insumos.
Voluntários também fabricaram e distribuíram mais de 1,5 tonelada de álcool em gel e 1,6 mil litros de material de limpeza para hospitais, casas de repouso e entidades sociais. Estão sendo produzidos mais 800 quilos de álcool e 150 litros de sabão líquido para serem doados nos próximos dias.
Fotos: Divulgação