Campanha de arrecadação da UNESP continua
A campanha para apoio a vulneráveis com arrecadação de alimentos não perecíveis, itens de higiene pessoal, limpeza e agasalhos continua em andamento. Os pontos onde os produtos podem ser doados são: Portaria da UNESP – Av 24-A, 1515 – Bairro Bela Vista; Pantoja Supermercados – Lojas 1 e 2; e Rotisserie DISK FRANGO Rio Claro – Av. 1, 503, Centro.
HC atinge milésima alta de pacientes graves recuperados de COVID-19
O Governador João Doria anunciou nessa quarta-feira (20) que o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), maior complexo hospitalar da América Latina, comemorou a milésima alta de pacientes graves recuperados da COVID-19.
O hospital iniciou o processo para o enfrentamento da pandemia com 84 leitos de UTI ativos no Instituto Central, ainda em março. Desde então, a capacidade mais que triplicou, para atingir os atuais 275 leitos, contando com recursos da Secretaria de Estado da Saúde e com o apoio da iniciativa privada. Até o fim do mês, serão disponibilizados 300 leitos de UTI no total.
“Temos que agradecer ao corpo clínico do Hospital das Clínicas e todos aqueles que ali atuam, pois mil pessoas foram curadas e já retornaram às suas casas. Na maior mobilização de sua história, o HC abriu um prédio exclusivo que inauguramos recentemente com 900 leitos para tratamento de pacientes com coronavírus e transferimos os pacientes com outras doenças para outros sete institutos do complexo do HC”, disse Doria.
Em uma de suas formas de evolução mais sérias, a infecção por COVID-19 causa complicações cardiológicas graves, que exigem atendimento altamente especializado. No momento, há 10 leitos específicos para o atendimento cardiológico, instalado pelo Incor dentro do Instituto Central – quantidade que será dobrada nas duas próximas semanas.
Voluntários relatam emoção e realização pessoal em mutirão do IIRGD para atender moradores de rua
O mutirão da Polícia Civil para emitir RG das pessoas em situação de rua segue ajudando muitos brasileiros em condições precárias de sobrevivência a enfrentar a epidemia de Covid-19. Com o documento, pessoas sem emprego formal e sem renda fixa podem recorrer ao auxílio emergencial de R$ 600 aprovado pelo Congresso Nacional para reduzir os impactos da crise sanitária e econômica. O serviço é oferecido na sede do IIRGD (Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt), órgão da Secretaria de Segurança pública responsável pelos registros dos cidadãos em São Paulo, e está sendo transformador, além dos próprios beneficiados, também para voluntários alistados no atendimento ao público.
O mutirão do IIRGD para atender moradores de rua iniciou o atendimento no dia 5 de maio e deve manter as atividades durante todo o período de quarentena. A Defensoria Pública e a Guarda Civil Municipal de São Paulo também participam dos trabalhos. Nas primeiras duas semanas de funcionamento, o serviço emitiu cerca de 3.300 documentos.