Governo de SP cria Corregedoria para supervisionar despesas de combate a coronavírus
Com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e colaboradores europeus revela um possível novo mecanismo de ação do fármaco heparina no tratamento da COVID-19, doença causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2).
Além de combater distúrbios de coagulação que podem afetar vasos do pulmão e prejudicar a oxigenação, o medicamento parece também ser capaz de dificultar a entrada do vírus nas células. Em testes de laboratório, feitos em linhagem celular proveniente do rim do macaco-verde africano (Cercopithecus aethiops), a heparina reduziu em 70% a invasão das células pelo novo coronavírus.
Os resultados do estudo, apoiado pela Fapesp no âmbito de um projeto selecionado na chamada Fapesp “Suplementos de rápida implementação contra a COVID-19”, foram descritos em artigo publicado na plataforma bioRxiv, ainda em versão pré-print (sem revisão por pares). A pesquisa contou com a participação de cientistas da Inglaterra e da Itália.
Projeto Gaviões da Fiel oferece marmitas grátis
O Departamento Social da Gaviões da Fiel de Rio Claro realiza a doação de marmitas grátis. A distribuição começou na quinta-feira (7) e, conforme divulgado nas redes sociais, vai acontecer de segunda a sábado sempre às 12h30. Serão entregues 200 marmitas por dia com distribuição de senhas.
O Projeto “Alimento da Alma” tem o objetivo de ajudar pessoas carentes e que tiveram suas finanças afetadas por conta do coronavírus. Local de Retirada: Avenida M-21 – Cervezão, na Subsede da Gaviões da Fiel, ao lado da Lagoa Seca.
Foto: Divulgação