UFF desenvolve testes de diagnóstico rápido
Um paciente internado no CTI do Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP), da Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói será o primeiro que passará por testes de diagnóstico rápido da covid-19, em um trabalho desenvolvido por pesquisadores e alunos de pós-graduação de quatro laboratórios da instituição.
Na primeira fase, os testes começaram em alunos que entraram na equipe como voluntários. “Já tem um paciente internado no CTI com suspeita e falei com o diretor do hospital. Vai ser coletado o exame e já vai ser testado por nós”, revelou o coordenador do Laboratório Multiusuário de Apoio à Pesquisa em Nefrologia e Ciências Médicas da UFF (LAMAP), Jorge Reis Almeida.
Quando aumentar o número de pacientes examinados, os testes de biologia molecular RTPCR serão analisados em um laboratório que está sendo montado para ampliar a capacidade do trabalho. O idealizador do projeto afirmou que a intenção é ter um laboratório certificado que possa receber os kits produzidos Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio Manguinhos) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e multiplicar a capacidade de realização dos testes. “O projeto é de desenvolvimento local, não vamos receber resultados, vamos produzir resultados”, observou.
Fiocruz divulga possível eficácia de medicamento
Pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) identificaram, em laboratório, que o antirretroviral atazanavir pode inibir a replicação do novo coronavírus em células infectadas. Os resultados obtidos ainda precisam ser confirmados através de testes clínicos com pacientes para que o medicamento se torne uma possibilidade no combate à doença.
A pesquisadora Milene Miranda, do Laboratório de Vírus Respiratórios e do Sarampo do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), avaliou que os resultados foram muito promissores, já que o antirretroviral, usado no combate ao HIV, não só inibiu a replicação viral como reduziu o quadro inflamatório das células infectadas. “Se a pessoa tem um processo inflamatório menor, ela tem um melhor prognóstico”, resumiu a bióloga.
Abrigo São Vicente realiza Campanha do Pão de Queijo
Com objetivo de arrecadar recursos para a manutenção do Abrigo da Velhice São Vicente está sendo realizada a Campanha do Pão de Queijo. São 40 unidades de pão de queijo (Uai Salgados) no valor de R$20, para ser retirado na recepção do Abrigo a partir do dia 13 de abril, ou pode ser entregue todo sábado pelo mensageiro da instituição pela pequena taxa de R$3. Mais informações: 3024-1058.
Foto: Divulgação