Campanha arrecada alimentos para famílias carentes no sábado e domingo
Rio Claro participa neste sábado e domingo (25 e 26) da campanha Conexão Solidária, que irá arrecadar alimentos, materiais de limpeza, roupas e itens de higiene e proteção pessoal para famílias de baixa renda. Para contribuir é só levar a doação no ponto de coleta, que funcionará na entrada oeste do Shopping Rio Claro, na Avenida Conde Francisco Matarazzo Junior.
“Uma vez mais contamos com a colaboração da comunidade para que consigamos atender quem mais precisa”, observa Paula Silveira Costa, presidente do Fundo Social de Solidariedade de Rio Claro. “A comunidade rio-clarense se destaca por sua solidariedade e neste momento de dificuldade não tem sido diferente. Juntos conseguiremos ajudar todos que precisam, especialmente aqueles que foram financeiramente mais afetados pela pandemia”, acrescenta Paula.
A arrecadação deste sábado e domingo será das 8 às 17 horas em sistema de drive-thru, sem que haja necessidade de descer do carro para entregar as doações. A medida preventiva visa evitar o contágio pelo novo coronavírus. A campanha Conexão Solidária é uma iniciativa da EPTV. A arrecadação conseguida em Rio Claro será destinada ao Fundo Social de Solidariedade do município, que encaminhará as doações para as pessoas que mais precisam.
Ventilador pulmonar emergencial criado por engenheiros da USP é aprovado em testes
O ventilador pulmonar emergencial Inspire, protótipo econômico para produção em até duas horas criado por um grupo de engenheiros da Escola Politécnica (Poli) da Universidade de São Paulo (USP), passou pelas etapas finais de testes. Como próximos passos, os documentos relativos ao projeto serão enviados aos órgãos competentes, inclusive à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
O equipamento foi desenvolvido pela equipe do professor da Poli, Raul González Lima. Além da rapidez de produção, o equipamento tem como principal vantagem o custo: enquanto os ventiladores convencionais custam, em média, R$ 15 mil, o valor do Inspire é de R$ 1 mil.
Animais e seres humanos
A Poli informou que nos dias 17, 18 e 19 de abril foram realiza dos estudos com pacientes humanos, seguindo os trâmites da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa. O ensaio, sob a coordenação do professor José Otávio Auler Junior, teve também a colaboração da professora Filomena Galas, da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), e do fisioterapeuta Alcino Costa Leme.
Os testes foram realizados com quatro pacientes, nas dependências do Instituto do Coração (Incor) do Hospital das Clínicas (HC) da FMUSP, e o respirador foi considerado aprovado em todos os modos de uso. Não houve nenhum problema com os pacientes ventilados.
Antes disso, em 13 e 14 de abril, também havia sido realizado um estudo com animais, coordenado pela professora Denise Fantoni e com auxílio da pro- fessora Aline Ambrósio, ambas da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP. Os ensaios foram realizados no Laboratório de Investigações Médicas 8 (LIM8), da FMUSP. O equipamento foi testado em dois animais e considerado aprovado.
O aparelho desenvolvido pelos pesquisadores da Poli foi registrado com uma licença open source, que permite a qualquer pessoa ou empresa acessar o protocolo de manufatura e fabricá-lo, bastando, para tanto, obter uma autorização da Anvisa. Os interessados podem obter mais informações sobre a licença pela internet.
Pelotão Ambiental promove parceria solidária
Pelo município de Pirassununga, a casa de amparo ao idoso denominada “Asilo São Vicente de Paula”, sob presidência do Sr. Antônio Geraldo Ignácio e assistida pela assistente social Tatiane Tiago, costumeiramente, tem recebido doações de pescado, oriundos de apreensões realizadas pelo 1° Pelotão Ambiental decorrente de ação de fiscalização.
Em tempos de pandemia com expectativa de crise econômica, espera-se uma redução de ações de caridade em favor de entidades assistenciais, tais como, o Asilo São Vicente de Paula, no entanto, graças a uma parceria solidária entre a PMAmb de Pirassununga e a PIRAPEIXES – Indústria e Comércio Atacadista de Pescado, tal cenário não se verificou.
Graças a essa parceria, foi viabilizada a doação do equivalente a 30 quilos de filé de pescado congelado com o qual foi realizado um delicioso almoço para os “hóspedes” e funcionários da entidade voltada ao amparo do idoso.
Foto: Divulgação