Campanha Setembro Amarelo engaja Etecs e Fatecs durante pandemia
Setembro é mês de desacelerar para respirar e refletir. Essa foi a ideia do Centro de Valorização da Vida (CVV) quando instituiu a campanha Setembro Amarelo para prevenir o suicídio no Brasil há cinco anos. O Centro Paula Souza (CPS) se engajou na causa e todos os anos promove eventos para sensibilizar as comunidades das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) e Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatecs) sobre a urgência de promover a saúde mental.
Neste ano de pandemia, o desafio de preservar a saúde da mente e do corpo é ainda maior. Com uma agenda robusta de palestras, webinares, hackathons e capacitações, o CPS vem oferecendo uma programação para contribuir com alunos, servidores e professores na superação das adversidades impostas pelo isolamento.
A ações do Setembro Amarelo nas Etecs e Fatecs ocorrem principalmente no período da campanha, mas o CPS tem uma agenda anual sobre o tema. Para a assessora da superintendência do CPS Sônia Charpentier, manter uma programação permanente é uma forma eficiente de prevenção. “A preservação da saúde mental exige dos educadores uma postura vigilante e iniciativas de conscientização durante o ano todo”, afirma.
Rússia registrará segunda vacina contra covid-19 até 15 de outubro
Conforme publicado pela Agência Brasil, a Rússia espera registrar uma segunda vacina em potencial contra a Covid-19 até o dia 15 de outubro, disse à agência de notícias TASS citando o órgão regulador russo de segurança do consumidor Rospotrebnadzor nessa terça-feira (22). A vacina foi desenvolvida pelo Instituto Vector, da Sibéria, que concluiu o estágio inicial de testes em humanos na semana passada.
A Rússia registrou sua primeira candidata a vacina, desenvolvida pelo Instituto Gamaleya, de Moscou, em agosto. Os testes em estágio avançado desta candidata com pelo menos 40 mil pessoas estão em andamento.
Memorial em homenagem às vítimas da Covid-19 é inaugurado em Piracicaba
Será inaugurado nesta quarta-feira (23) em Piracicaba o Parque Memorial 2020 em homenagem às vítimas da Covid-19. Será implantado em uma área verde de aproximadamente 9 mil metros quadrados com seis maciços arbóreos, cada um dedicado a um mês e com a quantidade de mudas simbolizando o número de vítimas correspondente ao período. Serão plantadas nove mudas de pau d’alho (abril), 19 mudas de imbirinha (maio), 64 mudas de saguaragi (junho), 104 ipês amarelos (julho), 88 mudas de pau-marfim (agosto) e 50 mudas de farinha-seca (setembro). O espaço será aberto às 9 horas da manhã de hoje para um número restrito de pessoas, seguindo os protocolos de sanitários de prevenção ao coronavírus. O local fica no bairro Vale do Sol.