Neste sábado (30), às 11h, A prefeitura e o Fundo Social de Solidariedade de Corumbataí entregam oficialmente à comunidade o Centro de Educação Socioambiental. Em local anexo à Biblioteca Pública, o centro conta com Jardim Eco-sensorial e Laboratório Natural, onde se desenvolverão oficinas de artes que estarão trabalhando a interação social, criatividade e raciocínio para todos os públicos.
No laboratório serão resgatados os valores das ervas medicinais, além de infinitos experimentos possíveis através da natureza. Também serão oferecidas oficinas de plantio e visitação ao jardim eco-sensorial, instigando os diversos sentidos humanos e, ainda, buscando e viabilizando a participação de pessoas com deficiência.
“Nós tínhamos um espaço, vamos dizer, no quintal da biblioteca municipal que funcionava como depósito de caramujos … a vigilância não vencia passar veneno. Um lugar triste e sem vida! Então um dia dois amigos da Unesp me procuraram e falaram que gostariam de trabalhar com meio Ambiente em Corumbataí. Na hora me veio este lugar. Depois de muita conversa, visitas, o nosso jardim está pronto!”, relata com entusiasmo a primeira dama, Cátia Cristina Martinez.
Mutirão
A inauguração do Centro de Educação encerra uma série de atividades do programa “Meio Ambiente e Você: A caminho de um mundo melhor”, que tiveram início no dia 18 de junho com o Mutirão Ambiental, composto pelo Batalhão do Tiro de Guerra de Rio Claro, Unesp, Uneamb e alunos das escolas municipais de Corumbataí. O mutirão percorreu as ruas da cidade levando informações diversas relacionadas à preservação ambiental, dentre elas a conscientização sobre o descarte correto de resíduos, visando o incentivo à Coleta Seletiva, existente no município há mais de 20 anos.
Na Escola Municipal Maria de Lourdes Pedroso Perin aconteceu uma exposição aos alunos, também com a mesma proposta de preservação do meio ambiente.
Teatro.
Também como parte do programa, o Centro Comunitário local, recebeu a peça teatral “A Caravana do Superlix”. Os atores da peça são alunos da UNESP Rio Claro e fizeram com que a criançada da Educação Infantil e Ensino Fundamental se divertisse e aprendesse muito.
Tendo como personagem a Brusujeira, uma bruxa que espalhava lixo pelas ruas e bosques da cidade. Aí então surge o super-herói Superlix e sua Turma.
No desfecho, cada personagem explica os diferentes tipos de lixo e a importância do coletor e a plateia ajuda a recolher todo o material espalhado pela Brusujeira, separando em reciclável e não reciclável e a cidade é salva.
Utilizando linguagem lúdica através da arte, o teatro buscou promover a sensibilização dos alunos sobre cuidados com a saúde, respeito ao meio ambiente, descarte correto de resíduos domiciliares e a importância de valorizar os profissionais envolvidos nos serviços de coleta.
“O Fundo Social aqui é movimentado, hoje contando todos os projetos em parceria com o Fundo, atendemos quase 1000 pessoas, numa cidade de 4000 habitantes isto é gratificante!”, explica Cátia.
Campanha
O Fundo Social encerrou na última sexta-feira (29) a Campanha do Agasalho. O balanço final da campanha teve a arrecadação de 160 cobertores. Desses, 120 foram comprados com a renda obtida com a venda de feijoadas e os outros foram arrecadados em 20 postos de arrecadação espalhados pela cidade e pelo mutirão em parceria com a Escola da Família.
“Agora a semana que vem estaremos entregando para as família carentes os cobertores arrecadados”, finaliza a primeira dama.