O município de Corumbataí que é referência turística na região por suas belas paisagens conta com pouco mais de 4 mil habitantes (4.064) até o ano passado. Neste dia 19 março completa 195 anos. Para comemorar a data, o Diário do Rio Claro traz uma entrevista com o prefeito Leandro Martinez que foi eleito para ocupar o cargo em seu segundo mandato. Ao Centenário, destacou as conquistas e desafios enfrentados para o crescimento do município.
O prefeito destacou que na verdade só conseguiram realizações em 2020, no último ano do primeiro mandato, já que, assumiram em 2017 com quase nada de recursos, ganho ou empenhado pelo governo federal e estadual, com isso, os reflexos obviamente vieram no último ano. Com financiamento e valores de emendas foram possíveis algumas benfeitorias para a cidade.
CONQUISTAS
“Conseguimos dar uma melhoria no asfalto da cidade, na infraestrutura, construímos refeitório, reformamos escola, posto de saúde, compramos veículos novos para a saúde, bem como para a educação, instituímos alguns projetos, reformamos a praça, que era um anseio antigo da comunidade. Quando assumimos, a praça não tinha nem iluminação e algumas pessoas insistem em dizer que foi um dinheiro que poderia ter sido investido em outra coisa, mas era um anseio da comunidade, inclusive detectado em pesquisa com a grande maioria, então voltamos a ter o nosso grande cartão de visita. Tudo isso só não foi melhor porque começamos com a pandemia no ano passado”, declara Martinez.
TURIMO
“Com a pandemia até o resgate do turismo que estávamos caminhando para atingir pelo menos parte do que a gente imaginava, tivemos que parar, mas tivemos mais sucesso do que derrota entre outras coisas que fizemos no mandato. Corumbataí foi sim transformada para a melhor”, comentou o prefeito.
ESTRADA
“Nossa cidade é uma cidade pequena e dependemos muito de recursos de fora, temos a estrada Corumbataí, Ferraz, Ajapi que vai para Rio Claro que agora o governo sinalizou que já vai ser arrumada, era um grande desafio da nossa administração, o maior deles”, aponta.
GERAÇÃO DE EMPREGOS
“Temos também a questão da geração de emprego, que somos solidários às pessoas que sofrem em ter que ir trabalhar fora, a gente considera um número elevado de pessoas e perdemos muitas empresas de 30 anos para cá, não é que não houve investimento, na verdade, as pessoas perderam o interesse, empresas grandes consolidadas simplesmente fecharam as portas, não temos que atribuir isso a uma falha política, e sim a uma circunstância de cada um e que não houve interesse de outros. A gente tem visitado sempre empresas e pessoas nos visitado também para instalar empresas e muito poucas acabam se transformando em realidade, as que transformam absorvem pouca mão de obra”, avalia.
ESCOLA
“Conseguimos no último ano a liberação da obra da nossa escola de período integral que é uma obra de quase 5 milhões, que vai transformar a educação de Corumbataí, já tínhamos transformado parte do ensino integral, não para todos, mas com essa escola pelo menos o Fundamental 1 vai atender uma grande demanda”, afirma Martinez.
DESAFIO
“Tem sido um ano difícil e entre as dificuldades temos milhões de precatórios para pagar, de dívidas, de processos em sua grande maioria, quase 99% trabalhistas, que a prefeitura sofreu em anos anteriores à nossa primeira administração e que estão sim travando um pouco. Poderíamos fazer muito mais para o município, um dinheiro que nós estamos trabalhando, que nós estamos recebendo com a gestão que estamos fazendo e não estamos tendo a oportunidade de usufruir. Só para ter ideia, pagamos do final do ano para cá, 683 mil reais de dívidas, isso para Corumbataí é muito grande, já pagamos anteriormente cerca de 1 milhão e meio e se somar tudo, o que deve demorar dois anos para acertar tudo, deve chegar em torno de 5 milhões e meio, a população tem que saber. Por fim, Corumbataí sempre foi uma cidade que superou muitos obstáculos com a falta de estrutura e emprego, mas vamos sair dessa”, conclui o prefeito.
Prefeito Leandro Martinez e vice prefeito João Altarugio parabenizam o município pelos 195 anos: “Corumbataí com seus 195 anos segue firme e forte e quando tudo passar esperamos poder comemorar com o nosso povo mais uma vitória, a vitória da saúde, da vida e da esperança. Que Deus abençoe a todos.”
Por Janaina Moro/Vivian Guilherme / Foto: Divulgação