Principal campeonato de corridas de longa duração do planeta, o WEC abre a temporada 2025 nesta sexta-feira (28), com a disputa dos 1.812 Km do Catar, prova que contará com dez horas de duração, no circuito de Lusail. A Ferrari vai largar na frente. Na fase final da classificação realizada nesta quinta-feira (27), Antonio Giovinazzi colocou a equipe italiana na pole position ao cravar, no último de seus giros, a marca de 1min38s359. O italiano tem como companheiros Alessandro Pier Guidi e James Calado.
O campeonato contará com oito rodadas, incluindo provas na Itália, Bélgica, França, Brasil, Estados Unidos, Japão e Bahrein.
Mas a grande novidade entre os Hipercarros fica para a chegada da Aston Martin. A montadora britânica finalmente estreou na classe principal com o Valkyrie, modelo que foi projetado pelo ‘Mago da Aerodinâmica’ da F1, Adrian Newey e que agora ganhou uma versão de corrida para disputar o WEC.
Augusto Farfus não teve boa classificação e vai largar em 14°. Ele não é o único brasileiro disputando na categoria LMGT3. Embora Nicolas Costa, que defendeu a United Autosports em 2024, tenha deixado o grid, Dudu Barrichello é o novo piloto da Racing Spirit of Léman, equipe que utiliza um carro da Aston Martin.
Barrichello divide o #10 com Derek DeBoer e Valentin Hasse-Clot. O filho de Rubens deu o salto na carreira depois de competir por dois anos na Stock Car e brigar pelo título na temporada de 2024, em que terminou com 868 pontos e na terceira colocação no campeonato. Dudu larga em 12°.
Farfus, por sua vez, segue com a BMW #31, mas com algumas mudanças no trio. Enquanto no ano passado Augusto dividia o modelo com Sean Gelael e Darren Leung, em 2025 o bólido será compartilhado com Shahin e Timur Boguslavskiy. Nesta sexta ele larga da 14ª posição.
Por E. Cortez / Foto: Instagram