Algumas vêm com desenhos, com desejos de feliz Natal para o Bom Velhinho e até presentes que se o Papai Noel precisar, possam ser devolvidos.
Em uma delas, é isso que a criança diz. “Papai Noel, quero uma bicicleta, mas se o senhor não puder deixar comigo, pode pegar de volta depois”, ou “se não der para trazer a bicicleta para mim, pode ser para meu irmãozinho que tem dois anos”. São pedidos e mensagens de cartinhas deixadas na caixa dos Correios, que realiza todos os anos Campanha de Natal para atender sonhos de crianças até dez anos de idade e crianças de qualquer idade portadoras de deficiências.
A edição tem como tema “É você que tira esses sonhos do papel”. Uns são mais simples, como laços para cabelos, outros tablets e vide-games. Até o momento, mais de 400 cartinhas foram deixadas nos Correios da Rua 1, em Rio Claro.
A supervisora de atendimento dos Correios, Janaina Cristina Francisco, diz que as cartas com os pedidos das crianças podem ser entregues até o dia 7 de dezembro. “Todas são cadastradas para não ter duplicidade de pedidos da mesma criança e todas terem a possibilidade de serem atendidas”, diz.
Ela ressalta ainda outros critérios “Os pedidos devem ser preferencialmente de brinquedos, roupas e materiais escolares”, relata a supervisora.
Em mais um ano está a dona de casa Gisele Laubstein realizando alguns sonhos. Há 23 anos ela participa da Campanha de Cartinhas de Natal dos Correios. Neste, selecionou cinco pedidos, mas, de todos os passados, um ficou marcado. “Em um ano, a criança pediu um frango, porque sabia que peru era caro. Nós conseguimos o endereço da menina e eu e minha irmã fomos até a casa, levamos peru, arroz, maionese, sorvete, refrigerante e fizemos uma mini ceia. Eram seis irmãos. A menina chorou muito. Nunca mais esqueço na vida”, relembrou.
Mesmo desempregada, Jenifer Paola Ferreira não vai deixar de participar e levar alegria para alguma criança. Há três anos, faz questão de apadrinhar uma das cartinhas. “Estou desempregada, mas meu marido está trabalhando, então, vamos ajudar. A recompensa é imaginar a alegria de quem recebe”, disse.
As cartinhas, que precisam ser manuscritas, podem ser entregues até o dia 7, sendo uma por criança. Devem conter nome e endereço completos e idade para não ser desclassificado. A adoção das cartinhas, assim como a entrega dos presentes pelos padrinhos, devem ser feitas até dia 14.