A Igreja Católica celebra nesta quinta-feira (30) a solenidade do Santíssimo Sacramento do Corpo e Sangue de Cristo, mais conhecido como Corpus Christi. É nesse clima fraterno que os fiéis se unem para a confecção dos famosos tapetes de Corpus Christi. Essa manifestação artística é uma tradição da data e enche os olhos de quem participa das celebrações.
Além dos tapetes usados para a passagem do Santíssimo Sacramento, a programação de Corpus Christi inclui missas e procissões. Cada paróquia tem sua própria programação, mas haverá uma celebração conjunta com a partir das 16 horas no Lago Azul. Após a missa, os fieis sairão em procissão em direção à Paróquia Nossa Senhora Aparecida onde será realizada a Bênção do Santíssimo.
O evento contará com participação de diversas paróquias e terá a confecção de tapete sob a coordenação da Paróquia Nossa Senhora Aparecida. O trabalho começa às 6 horas desta quinta-feira (30), em frente à paróquia. O tapete sairá do Lago Azul até a igreja que fica na Rua 2-A, 349, na Vila Aparecida. A diocese solicita aos fiéis a doação de garrafas de água e itens de higiene que serão destinados às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.
Em áudio divulgado pela imprensa da diocese, o bispo Dom Devair Araújo da Fonseca falou sobre o significado do Corpus Christi. “A celebração de Corpus Christi acontece 50 dias após a celebração da Ceia do Senhor na Quinta-feira Santa. Portanto, uma outra quinta-feira, 50 dias após a celebração da Santa Ceia do Senhor, nós temos a celebração de Corpus Christi, que é a manifestação pública da fé, onde os católicos, depois de celebrarem a Santa Eucaristia, saem às ruas para manifestar publicamente a sua fé na presença real de Cristo, corpo, alma e divindade presentes na hóstia consagrada”, explica o bispo.
De acordo com ele, o ostensório levado por um padre ou diácono nas procissões percorre as ruas justamente para que as pessoas possam manifestar publicamente a sua fé diante da presença do Corpo, Sangue, Alma e Divindade de Cristo na hóstia consagrada. A celebração de Corpus Christi acontece após a Páscoa que termina com a celebração de Pentecostes.
Além da missa no Lago Azul, as paróquias realizam sua própria programação. A Paróquia Nossa Senhora da Saúde, por exemplo, realiza procissão com saída às 8h30 da praça do relógio, ao lado do shopping, em direção à igreja onde será celebrada missa às 9 horas.
Na Paróquia São João Batista haverá missa às 9 horas. A Paróquia Imaculado Coração de Maria, que fica no Jardim Hipódromo, tem confecção de tapete, missa às 8h30 e procissão em seguida. Também haverá confecção de tapete na Paróquia Bom Jesus, seguida de missa às 10 horas, procissão e bênção em frente ao Ambulatório Médico de Especialidades (AME), na Via da Saudade com a Rua 9.
Por Redação DRC / Foto: Reprodução/Rede Social