O Santos FC informou que o velório de Pelé será realizada no estádio Urbano Caldeira, na Vila Belmiro, a partir das 10 da manhã da próxima segunda-feira (2).
A cerimônia de despedida deve durar por 24 horas. Antes de seguir para o Memorial Necrópole Ecumênica, o cortejo deverá passar em frente à residência da mãe de Pelé, dona Celeste, que comemorou 100 anos de idade recentemente. Além de inúmeros fãs e torcedores, está prevista no velório a presença de personalidades da política, do esporte, da música e do cinema.
Édson Arantes do Nascimento, o Pelé, faleceu no hospital israelita Albert Einstein, em São Paulo, na tarde da última quinta-feira (29), aos 82 anos de idade, de falência múltipla de órgãos em decorrência de um câncer de cólon (intestino grosso), diagnosticado em 2021.
Pelé deixa a esposa Márcia e os filhos Kelly, Edinho, Jennifer, Flávia, Joshua e Celeste, além de netos.
Repercussão e homenagens pelo mundo
Ao tomar conhecimento da notícia, o mundo lamentou a morte de Pelé, através dos órgãos de imprensa e das redes sociais. Em Brasília-DF, o presidente Jair Bolsonaro decretou luto oficial de 3 dias e a bandeira nacional foi hasteada a meio palmo nos prédios dos poderes constituídos da República. O Vaticano fez uma postagem no Twitter com fotos de Pelé, ao lado dos papas Paulo, João Paulo II e Bento XVI. A Nasa, agência espacial norte–americana publicou em site uma foto de uma galáxia espiral na constelação de Sculptor com as cores do Brasil. E até a banda de rock Megadeth prestou sua homenagem àquele que verdadeiramente foi um dos melhores para jogar um futebol bonito.
Por Geraldo Costa Jr. / Foto: Divulgação