Todos os quartéis que fazem parte do 2º Subgrupamento de Bombeiros passaram a ter suas ligações de emergência direcionadas para a Central de Campinas, o que inclui o 193 do Corpo de Bombeiros de Rio Claro. “Então o 193 foi regionalizado em Campinas. Em Rio Claro desde a quinta-feira (19) as ligações não caem mais no quartel do município, são direcionadas para Campinas, para uma regional, de lá, é lançada na tela a ocorrência para Rio Claro despachar a viatura, não temos o contato com o público mais”, explicou o comandante do Corpo de Bombeiros de Rio Claro tenente Fábio Henrique Giovani.
O comandante destacou os benefícios. “É importante que deixa a central mais uniformizada, o profissional que atende o telefone, só atende o telefone, então ele é preparado para isso, é mais calmo, atende de forma mais tranquila a pessoa que está solicitando, não se envolve com a ocorrência, ele não está lotado no mesmo quartel que estão saindo as viaturas, os auto bombas, resgate. Ele digita a ocorrência na tela e aqui em Rio Claro o profissional que era atendente antes só vai ler a ocorrência e despachar a viatura para o local”, salientou.
Além de Rio Claro, os municípios de Brotas, Araras, Espírito Santo do Pinhal, Leme, Pirassununga, São José do Rio Pardo, Aguaí, Águas da Prata, Divinolândia, São João da Boa Vista, São Sebastião da Grama, Vargem Grande do Sul, Casa Branca, Caconde, Itobi e Mococa também tiveram a centralização do 193 para Campinas.
A alteração faz parte da reestruturação da Polícia Militar de São Paulo que foi publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo no dia 30 de julho deste ano.
É o mesmo processo que ocorreu com o 190 da Polícia Militar que, no caso de Rio Claro teve suas chamadas direcionadas para o Centro de Operações da Polícia Militar do Estado de São Paulo – COPOM de Piracicaba.
Foto: Divulgação