Explosão de gás em uma lanchonete em Araraquara na noite de terça-feira (15) levantou dúvidas relacionadas aos procedimentos corretos na troca de botijões nas residências.
O acidente ocorreu enquanto um funcionário da empresa fazia a troca do botijão e deixou dois trabalhadores e o proprietário do estabelecimento feridos.
O dono da lanchonete, de 31 anos, e o funcionário da revendedora de gás, de 30 anos, foram socorridos para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Central. Eles passam bem.
O outro funcionário, de 33 anos, foi socorrido para a Santa Casa. A assessoria de imprensa do hospital informou que o paciente deu entrada na unidade com queimaduras de segundo grau e está consciente e aguarda atendimento na ala de queimados.
Para esclarecer dúvidas relativas aos procedimentos na hora da troca do botijão, o tenente comandante do Corpo de Bombeiros de Rio Claro, Fábio Henrique Giovani, deu algumas orientações aos cidadãos.
“Sempre que alguém não tiver habilidade ou tiver dúvidas durante a troca, basta solicitar ao pessoal da revenda. Os funcionários da revenda de gás fazem a troca”, esclarece.
Giovani disse ainda que no caso do próprio morador realizar a troca, é necessário utilizar uma esponja com sabão e passá-la em volta da conexão do botijão com a mangueira. “O procedimento é para constatar se há vazamento. Se houver vazamento, deve acionar a revenda para verificar o motivo do vazamento”, esclarece.
CHEIRO DE GÁS
No caso de constatação de cheiro de gás, o tenente comandante ressaltou que o morador não deve acionar nada elétrico, caso possível fechar o registro, deixar a residência e acionar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193. “A pessoa não deve tocar em nada que é elétrico, não ligar, nem desligar nenhuma lâmpada. Tem que deixar tudo do jeito que está. Fechar o registro, se for possível, e acionar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193”, finaliza.