Em 2020, no estado, o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo, atendeu 178 ocorrências de afogamento em curso, 83 pessoas salvas pelo CB vítimas de afogamentos em balneários, represas, açudes, lagos e lagoas; 75 vítimas em óbito decorrentes de afogamento em balneários, represas, açudes, lagos e lagoas. O Corpo de Bombeiros atendeu 229 ocorrências de pesquisa de pessoas afogadas em balneários, represas, açudes, lagos e lagoas. Foram localizadas 158 pessoas em óbito por afogamento em balneários, represas, açudes, lagos e lagoas. EM 2021 no estado o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo realizou 46 mil ações de proteção em local aquático e 1032 salvamentos marítimos; 1530 vítimas salvas pelo CB nas praias paulistas; 26 vítimas em óbito no litoral paulista e 330 ocorrências de afogamento em curso.
AFOGAMENTO BALNEÁRIOS, REPRESAS, AÇUDES, LAGOS E LAGOAS
Locais aquáticos são locais para diversão, jamais em tragédia, para isto todos os cuidados de segurança devem ser adotados.
O Corpo de Bombeiros disponibiliza na sua página da Internet e redes sociais orientações preventivas, caso sejam necessárias mais informações. Em caso de emergência ligue no telefone de emergência “193”.
DICAS
Para evitar o afogamento
1) Procure conhecer as características das represas, açudes, lagos, lagoas e balneários, antes de adentrar na água;
2) EVITE mergulhar de cabeça nas represas, açudes, lagos, lagoas e balneários;
3) Saia imediatamente das represas, açudes, lagos, lagoas e balneários se a previsão for de chuva. CUIDADO com raios!
4) Não entre na água se exagerou no consumo de bebidas alcoólicas;
5) Não entre na água se exagerou na ingestão de alimentos. Evite congestões!
Durante o afogamento
1) Se avistar alguém se afogando, peça socorro, imediatamente, não tente socorrê-la;
2) Forneça flutuação, como boias, pedaço de isopor, prancha, para que a vítimas consiga permanecer na superfície até o resgate;
3) Caso possua técnicas de salvamento, tome muito cuidado ao se aproximar da vítima, o desespero de quem está se afogando é um fator crítico na hora do salvamento.
Depois do afogamento
1) Caso tenha conhecimentos de salvamento aquático, ao retirar a vítima do meio aquático, coloque-a em uma superfície rígida e inicie os procedimentos de primeiros socorros;
2) Acione imediatamente o Corpo de Bombeiros.
O CBPMESP alerta anualmente durante o período de Verão.
PROVÁVEIS CAUSAS
a) Desconhecimento do local;
b) Consumo exagerado de bebidas alcoólicas;
c) Ingestão de comida antes da prática aquática;
d) Crianças brincando sem boias, flutuadores e desacompanhadas de adulto responsável;
e) Crianças brincando desacompanhadas de adulto responsável.
Foto: Polícia Militar