Empenhada na busca por testes rápidos, Cordeirópolis recebeu na segunda-feira (6) sua primeira remessa de testes rápidos de Covid-19. Com isso, a secretaria de Saúde rapidamente testou os casos suspeitos e os enviou ao Instituto Adolfo Lutz. Um dos casos suspeitos foi descartado e a Secretaria do município, em posse dos testes, iniciou a avaliação de outros casos que apresentavam síndrome gripal, porém, não estavam listados como casos suspeitos.
A surpresa foi que um paciente do sexo masculino, com idade na faixa dos 40 anos e que apresentou sintomas respiratórios, foi testado e apresentou o resultado positivo. Ele cumpriu isolamento de 20 dias. A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Nayara Belinni, explica que, neste caso, o exame demonstra que o paciente possui anticorpos e a “cicatriz” do vírus Covid-19, ou seja, ele foi infectado, apresentou sintomas respiratórios e foi curado.
Como se dá a leitura do teste rápido de Covid-19?
A partir da coleta de uma gota de sangue, o resultado é constatado de forma semelhante a um teste de gravidez, a partir da leitura de três linhas que podem aparecer:
– Se a linha apontar para a sigla IGM, significa que o paciente apresenta infecção aguda/ativa. Ou seja, o paciente está com o vírus ativo em seu organismo.
– Já se a linha apontar para a sigla IGG, o paciente já teve contato com o vírus e se curou, pois apresenta o que tecnicamente é conhecido como a cicatriz do vírus, além de anticorpos de imunidade. Neste caso, como já está curado, o paciente não transmite mais a doença.
– Caso o resultado aponte para a letra C, significa que a pessoa não tem, e não teve contato com o vírus.
Foto: Divulgação