Londrina (PR) recebe neste final de semana a quinta etapa a Copa Truck. Será a segunda vez que a pista do norte paranaense recebe categoria, marcando a abertura da segunda metade da temporada 2022, que tem nove etapas programadas em seu calendário.
As corridas serão disputadas neste domingo (10) a partir das 13 horas, com transmissão ao vivo de Band, SporTV e plataformas oficiais digitais da categoria.
O circuito do Autódromo Internacional Ayrton Senna, inaugurado em 1992, tem 3.055 metros de extensão e é conhecido por ser extremamente técnico e travado, proporcionando médias de velocidade mais baixas por volta. São nove curvas e sentido anti-horário em subidas e descidas.
O final das duas retas traz as frenagens mais fortes de todo o circuito. O principal desafio, segundo os pilotos e segundo a Fras-le, fornecedora oficial das pastilhas de freio da Copa Truck, é manter a temperatura ideal dos freios. Com a demanda mais baixa em comparação a outros circuitos, a tarefa é manter as temperaturas um pouco mais altas que a média afim de evitar travamentos de roda.
As atividades de pista serão abertas nesta sexta-feira (8) com dois treinos livres, às 11h10 e 15 horas. No sábado (9), o terceiro treino livre será realizado às 8h45 e a classificação para definição do grid de largada, às 12h30. No domingo (10), a primeira largada será dada às 13h10 e a segunda, às 14h45.
Punições e desclassificações mexem com resultados da Stock Car
Um festival de punições foi aplicado após as corridas da sexta etapa da Stock Car, disputadas no Velopark, em Nova Santa Rita (RS) no último domingo (3).
Entre penalizações e desclassificações, foram seis alterações, três em cada corrida, que mexeram com os resultados das provas disputadas no circuito de 2.278 metros.
Na primeira corrida do dia, vencida por Gaetano di Mauro, Ricardo Zonta foi desclassificado por fazer a parada nos boxes antes da abertura da janela de pit stops obrigatórios. Outro desclassificado foi Ricardo Maurício, considerado culpado pelo incidente com Lucas Foresti. Por fim, Beto Monteiro foi punido com 20 segundos no tempo final de prova por um toque em Tuca Antoniazi.
Assim, a primeira corrida teve o pódio com Di Mauro na primeira posição com um carro da KTF, seguido por Cesar Ramos, da Ipiranga Racing, e Matías Rossi, piloto que defende a A.Mattheis-Vogel. Daniel Serra, da Eurofarma RC, foi o quarto, enquanto Felipe Lapenna, da Hot Car, completou a lista dos cinco melhores.
Na segunda corrida do dia no Velopark, que teve vitória de Bruno Baptista, Julio Campos foi punido com 20 segundos no tempo final de prova por conta de um acidente com Daniel Serra. O paranaense também foi prejudicado por Felipe Lapenna, com quem teve um incidente. O piloto da Hot Car foi punido com 20 segundos.
Tony Kanaan foi desclassificado da prova por conta de um incidente com Felipe Baptista, do qual os dois abandonaram. O piloto baiano tentou, sem sucesso, uma manobra sobre o novato para ganhar posição, com os dois se tocando. Depois, Kanaan atirou o carro sobre o do piloto da KTF. Posteriormente, os dois protagonizaram uma discussão áspera fora do carro.
Bruno Baptista, da RCM, seguiu como vencedor da prova, sendo seguido por Matías Rossi, da A.Mattheis-Vogel. Denis Navarro, piloto da Cavaleiro, completou a corrida com a terceira colocação, sendo seguido por Gaetano di Mauro, quarto colocado com a KTF. O grupo dos cinco primeiros foi completado por Galid Osman, da Shell/Pole.
A próxima etapa da Stock Car está marcada para o dia 31 de julho, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP).
Por E. Cortez / Foto: Rafa Catelan