Os companheiros de equipe Wellington Cirino e Roberval Andrade venceram as corridas de sábado (17), pela sétima etapa da Copa Truck em Tarumã, no Rio Grande do Sul.
E a oitava etapa, no domingo, decidiu os cinco pilotos que vão lutar pelo título na Grande Final, dia 6 de novembro no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia.
Mas o domingo foi marcado por dois graves acidentes. Os pilotos escaparam sem ferimentos, mostrando a segurança da categoria, mas seus caminhões tiveram perda total, com danos muito extensos e prejuízos apenas financeiros.
O primeiro deles aconteceu durante a classificação. A 10 minutos do fim do treino para os pilotos da Super Truck, Kleber Eletric escapou na curva 8 com seu Scania #70, bateu em uma quina do muro de proteção, capotou e viu a cabine de seu caminhão se separar do chassi após o forte impacto. Por causa dos fluídos que vazaram, houve um princípio de incêndio e a pista ficou muito suja no local.
O outro acidente provocou o encerramento da primeira corrida do dia a pouco mais de cinco minutos do fim. De novo na curva 8, Daniel Kelemen perdeu os freios de seu Mercedes-Benz e acertou a traseira do rival Pedro Paulo Fernandes, que foi jogado na barreira de pneus. Assim como na batida de Eletric, seu caminhão capotou e a cabine se separou do chassi. O piloto saiu andando dos destroços de seu veículo, que teve perda total.
As corridas da oitava etapa foram vencidas por Roberval Andrade, da Mercedes-Benz, e Beto Monteiro, da Volkswagen. Com isso, cinco pilotos brigarão pelo título na decisão em Goiânia. Além dos dois, Wellington Cirino, Felipe Giaffone e Paulo Salustiano vão para as corridas no Centro-Oeste com chances de levantar a taça da temporada 2022. Cirino é o líder com 234 pontos, Beto é o segundo com 229, Roberval o terceiro com 224, Giaffone o quarto com 223 e Salu o quinto, com 199. Apenas 35 pontos separam os postulantes ao título, com 40 em disputa na etapa decisiva.
Na Super Truck, porém, o título já vai decidido para Goiânia. Com dois bons resultados domingo em Tarumã, Danilo Alamini se sagrou campeão com uma etapa de antecipação.
Por E. Cortez