O Brasil faz na tarde de hoje (2), às 16 horas (Brasília), o terceiro e último jogo da primeira fase da Copa do Mundo 2022. Já classificada às oitavas de final, após duas vitórias nos dois primeiros jogos (contra Sérvia na estreia, por 2×0, e contra a Suíça na última segunda-feira, por 1×0), a equipe comandada pelo técnico Tite terá pela frente a seleção de Camarões.
Enquanto o Brasil lidera o Grupo G, com 6 pontos ganhos, o adversário é o terceiro colocado do respectivo grupo com apenas 1 ponto ganho, e ainda sonha com a classificação, desde que vença o Brasil e a Suíça perca para a Sérvia. Caso dê empate no jogo entre Sérvia e Suíça, Camarões terá de vencer o Brasil por dois gols de diferença.
Vai de reservas
O onze inicial do Brasil no jogo de hoje contra Camarões será bem diferente daquele das duas primeiras partidas da Copa. Tite resolveu dar um descanso aos titulares e vai escalar os reservas. À parte a opção do treinador, a seleção brasileira tem ainda três desfalques por lesão. Os titulares Neymar, Danilo e Alex Sandro recuperam-se no departamento médico e a expectativa é pelo aproveitamento desses atletas já nas oitavas de final. Assim sendo, o Brasil deve ir a campo com Ederson, Daniel Alves, Éder Militão, Bremer e Alex Telles. Fabinho, Fred (Bruno Guimarães) e Rodrygo (Éverton Ribeiro); Anthony, Gabriel Martinelli e Gabriel Jesus (Pedro).
Tratamento intensivo
Entre os atletas machucados da seleção brasileira, o caso que mais preocupa é o de Neymar, que faz tratamento intensivo em três períodos e usa aparelhos de alta tecnologia. Atleta está sendo submetido a sessões de crioterapia, técnica utilizada para diminuir, através de um equipamento de ponta, a temperatura do local lesionado com efeito mais preciso que a simples aplicação de gelo. O equipamento utilizado atinge 360 graus do local da lesão, atuando de maneira precisa e eficiente em toda a área inflamada.
Próximo adversário
De olho nas oitavas de final, o Brasil aguarda a definição do Grupo H, do qual sairá o seu adversário. Os jogos deste grupo acontecem também no dia de hoje. Ao meio-dia, a Coréia do Sul enfrenta Portugal e, no mesmo horário, jogam Gana x Uruguai. A classificação após duas rodadas é a seguinte: 1º Portugal (6 pg); 2º Gana (3 pg); 3º Coréia do Sul (1 pg) e 4º Uruguai (1 pg). A vantagem da Coréia em relação ao Uruguai é no saldo de gols, (-1) e (-2), respectivamente.
Brasil na segunda!
Qualquer que seja o adversário do Brasil nas oitavas, certo mesmo é que a seleção jogará na próxima segunda-feira (5), às 16 horas (Brasília), no estádio 974, onde inclusive já jogou nesta Copa contra a Suíça no último dia 28.
Histórico de confrontos
Ao longo da história, as seleções de Brasil e Camarões já se enfrentaram 6 vezes com 5 vitórias do Brasil e apenas 1 de Camarões. A única derrota da seleção brasileira para os camaroneses aconteceu na Copa das Confederações em 2003 por 1×0. Entretanto, a mais emblemática vitória brasileira foi na Copa de 1994 nos Estados Unidos, vitória por 3×0 na primeira fase com gols de Márcio Santos, Romário e Bebeto.
Por Geraldo Costa Jr. / Foto: Reprodução