O futebol demonstra quase sempre que não basta jogar bonito, tem de ser eficiente para se alcançar as vitórias e os títulos. Em uma fase eliminatória, qualquer erro pode ser fatal. E a Espanha cometeu vários deles no jogo contra Marrocos, disputado ontem (6) pela fase oitavas de final da Copa do Mundo.
Uma das candidatas ao título, a Espanha está fora da disputa. A Fúria, como é conhecida a seleção espanhola, perdeu nos pênaltis para o Marrocos por 3×0, após empate sem abertura de placar no tempo regulamentar e na prorrogação, em jogo disputado no estádio Cidade da Educação, em Al-Rayyan, no Qatar.
Com a classificação, é a primeira vez que Marrocos chega às quartas de final de uma Copa do Mundo e terá como adversário o vencedor do confronto entre Portugal x Suíça.
No jogo que lhe custou a eliminação da Copa, a Espanha até começou melhor, dificultando a saída de bola do Marrocos, e marcando mais presença no ataque, mas sem levar perigo ao adversário.
Jogando no contra-ataque, a seleção marroquina chegou a estar mais perto do gol que a Espanha. Hakimi teve uma boa oportunidade aos 11 minutos cobrando falta. A Espanha respondeu aos 24, com chute de Gavi que bateu na trave e na sequência do lance, Torres foi travado na hora h pela defesa marroquina.
Na segunda etapa, a Espanha seguiu mantendo a posse de bola, mas com dificuldades para furar o bloqueio defensivo do Marrocos. A alternativa, foi tentar o chute de fora da área. Em uma dessas tentativas, Dani acertou um belo chute, mas parou na boa defesa de Bono, goleiro marroquino que joga no Sevilha da Espanha.
Com a igualdade no marcador, as equipes foram para o tempo extra de jogo, e de novo a Espanha seguiu dominando, mas falhando nas finalizações. O castigo para o time espanhol viria contudo nos pênaltis. Foram três cobranças seguidas desperdiçadas, contra apenas uma do Marrocos, que, ao final, comemorou a histórica classificação.
Por Geraldo Costa Jr. / Foto: Odd Andersen-AFP