Hoje, ao meio dia (horário de Brasília), a seleção brasileira de futebol masculino tenta uma vaga na semifinal da Copa do Mundo Fifa Qatar 2022. Terá pela frente a Croácia, que se não tem grande expressão no futebol internacional, é a atual vice campeã do mundo e encara o Brasil disposta a apagar a frustração de quatro anos atrás, quando perdeu a final para a França.
A partida entre Brasil x Croácia acontece no estádio Cidade da Educação, em All Ryyan, onde a seleção brasileira atuará pela primeira vez nesta Copa do Mundo.
Quanto à escalação, a expectativa fica por conta do retorno do lateral esquerdo Alex Sandro, titular da posição, mas ausente dos dois últimos jogos por motivo de contusão. Recuperado, ele deve reaparecer no onze que inicia o jogo. Caso isso não confirme, o técnico Tite terá de continuar improvisando com o deslocamento de Danilo, da direita para a esquerda, e a manutenção do zagueiro Éder Militão na lateral direita.
Com o retorno do camisa 10 Neymar a campo contra a Coréia do Sul na fase oitavas de final, o Brasil ganhou confiança e reencontrou o seu melhor futebol, fazendo 4×1 no adversário sem dificuldade.
A boa atuação contra a Coréia do Sul anima também os torcedores, em princípio, desconfiados com as chances da seleção na Copa, mas agora, voltando a considerar o Brasil com grandes possibilidades de título.
Adversária do Brasil no jogo de hoje, a Croácia venceu até aqui apenas um jogo no tempo normal, contra o Canadá ainda pela fase de grupos, por 4×1. E empatou com a Bélgica por 0x0 em sua estreia na Copa, e com Marrocos, também por 0x0. Nas oitavas superou o Japão nos pênaltis, por 3×1, após um desgastante 1×1 no tempo normal e na prorrogação. Os destaques da Croácia continuam sendo o meia Luka Modric, 37 anos, eleito melhor do mundo em 2018 e o atacante Ivan Perisic, muito bom no cabeceio e que antes de se destacar no futebol aventurou-se sem êxito no vôlei de praia.
Para apitar o jogo Brasil x Croácia, a FIFA designou o inglês Michael Oliver que fará o seu terceiro jogo neste Mundial. Mr. Oliver atua como árbitro FIFA desde 2012 e é cotado como um dos possíveis árbitros da final da Copa, caso a seleção inglesa não chegue à decisão.
O vencedor do confronto entre Brasil x Croácia vai enfrentar na semifinal a equipe que sair vitoriosa do duelo entre Holanda x Argentina, marcado também para hoje (9), às 16 horas.
Será a primeira vez que Brasil e Croácia vão se enfrentar em uma Copa do Mundo. Em 5 amistosos disputados entre as seleções, o Brasil venceu 3 e houve 2 empates. A última vez que as equipes jogaram entre si foi em um amistoso disputado em 2018, com vitória do Brasil, por 2×0, gols de Neymar e Roberto Firmino.
A TV Globo transmite o jogo decisivo entre Brasil x Croácia, em sinal aberto para todo o Brasil, a partir das 11h30 desta sexta-feira (9).
Prováveis escalações:
Brasil: Alisson, Éder Militão (Danilo), Thiago Silva, Marquinhos, Danilo (Alex Sandro); Casemiro, Lucas Paquetá, Neymar, Vinícius Júnior, Raphinha e Richarlison. Técnico: Adenor Bachi (Tite).
Croácia: Dominik Livakovic; Josip Juranovic, Dejan Lovren, Josko Gvardiol e Borna Sosa. Luka Modric, Marcelo Brozovic e Mateo Kovacic; Andrej Kramaric, Marko Livaja e Ivan Perisic. Técnico: Zlatko Dalic.
Por Geraldo Costa Jr. / Foto: Lucas Figueiredo/CBF