Diz o velho ditado: No futebol, quem não faz toma. A Alemanha estreou com o pé esquerdo na Copa do Mundo do Qatar. Na manhã de ontem (23), a seleção tetra campeã do mundo, começou com tudo a partida diante do sempre motivado Japão. Dominou as ações ofensivas da partida e abriu o placar aos 33 minutos do primeiro tempo com Ilkay Gündogan.
O Japão tentava se aventurar no ataque, mas esbarrava na boa estratégia defensiva do time comandado por Hansi Flick. Até os 20 minutos da segunda etapa, supremacia total da Alemanha em campo, que só não ampliou o placar devido às ótimas intervenções do goleiro japonês e à falta de melhor pontaria de seus atacantes.
O castigo não demorou a vir. A 15 minutos do final do jogo, o Japão chegou ao empate, com o camisa 8 Ratsu Doan, que aproveitou rebote do goleiro Neuer e estufou a rede alemã.
Abalada com o gol de empate japonês, a seleção alemã, vacilou na marcação e quando faltavam 8 minutos para o final do jogo, Takuma Asano arrancou pela direita, invadiu a área e bateu forte, no alto, sem chance de defesa para Neuer.
Estava decretada a queda do segundo favorito ao título na primeira rodada da fase de grupos da Copa do Mundo. Final de jogo no estádio Khalifa, em Doha, Alemanha 1 x 2 Japão.
Na próxima rodada, a Alemanha enfrenta a Espanha, que no outro jogo do Grupo E, goleou Costa Rica por 7×0. Uma nova derrota, pode custar aos alemães, a eliminação da Copa do Mundo, ainda na primeira fase da competição. O Japão joga contra Costa Rica.
Por Geraldo Costa Jr. / Foto: EFE/EPA/Ronald Wittek