Jogando com reservas, a seleção brasileira perdeu para Camarões por 1×0 em seu terceiro e último jogo pela fase de grupos da Copa do Mundo 2022, em partida disputada na tarde de ontem (2) no estádio Lusail, em Doha.
De nada adiantou ao Brasil ter 65% de posse de bola e trocar 541 passes durante o jogo, além de 21 chutes, sendo 7 em direção ao gol adversário, se falta inspiração e melhor qualidade técnica à atual geração do futebol brasileiro, muito badalada pela grande mídia, mas que, na prática, não justifica as expectativas que se tem sobre ela.
Nos 6 anos que a seleção brasileira está sob o comando do técnico Tite, raríssimas foram as vezes que o futebol encheu os olhos dos torcedores mais exigentes e, ainda assim, enfrentando adversários inexpressivos no cenário do futebol mundial e de duvidoso poderio técnico.
A derrota para Camarões, entretanto, não impediu que o Brasil encerrasse a primeira fase da disputa em primeiro lugar no Grupo G, com 6 pontos ganhos. A outra seleção classificada neste grupo foi a Suíça, que derrotou a Sérvia por 3×2 e terminou em segundo lugar, com 4 pontos ganhos. A Suíça, agora, vai enfrentar Portugal que terminou em primeiro no Grupo H. O jogo entre Suíça e Portugal, acontece na próxima terça-feira (6), às 4 da tarde. Apesar da vitória sobre o Brasil, gol marcado por Aboubakar, já nos acréscimos da segunda etapa, Camarões acabou eliminado da Copa.
Na próxima segunda-feira (5), às 16 horas (de Brasília), o Brasil enfrenta a Coréia do Sul, pela fase oitavas de final. O vencedor do confronto enfrentará nas quartas de final, o ganhador do duelo entre Japão e Croácia.
Por Geraldo Costa Jr. / Foto: Jewel Samad.