O futebol tem aspectos bastante peculiares. É o único esportivo coletivo no qual, em um jogo decisivo, o vencedor pode ser eliminado. E o Palmeiras provou desse amargo veneno, ao vencer o São Paulo por 2×1, no Allianz Parque, na última quinta-feira (14), pelas quartas de final da Copa do Brasil, e, mesmo assim, ser eliminado da competição.
Tudo porque, na decisão por pênaltis, o São Paulo levou a melhor, e venceu por 4×3. Não se pode contudo, tirar o mérito da equipe tricolor. Afinal, venceu por 1×0, o primeiro de dois jogos, disputado no Morumbi, no último dia 23, e soube ter mais equilíbrio emocional e maior competência que o adversário, no momento decisivo da disputa de pênaltis.
O Palmeiras, que jogou um bom futebol no segundo jogo, que acabou vencendo, inclusive, poderia ter liquidado a fatura durante os 90 minutos regulamentares, como fez, contra o mesmo adversário, recentemente, na final do Campeonato Paulista, mas, dessa vez, não brilhou a estrela do seu camisa 23, Rafael Veiga, especialista na cobrança de pênaltis, que desperdiçou duas cobranças. Uma, na segunda etapa de jogo, quando o placar já era favorável ao alviverde por 2×0, e a outra, na série de 5 cobranças decisivas, após o tempo regulamentar de jogo.
Com a classificação, o São Paulo FC, cuja torcida, orgulha-se de chamar de soberano, chega forte para as quartas de final, candidatando-se naturalmente à conquista do título.
Por falar em aspectos bem peculiares do futebol, um merece atenção, nessa Copa do Brasil. Acontece que, a partir de agora, o líder do Campeonato Brasileiro, o Palmeiras, está fora da disputa, e o lanterna, o Fortaleza, nela permanece. Além disso, os últimos dois campeões da Copa do Brasil, Palmeiras em 2020 e Atlético Mineiro, em 2021, verão do sofá, os adversários fazerem a festa.
Por essas e outras, que o futebol continua sendo, apesar de seus dirigentes, um esporte imprevisível e apaixonante, que desperta o interesse de milhares de pessoas em todo mundo.
Classificados conhecem adversários na terça
As equipes do Athletico Paranaense, Fluminense, Atlético Goianiense, Fortaleza, Corinthians, Flamengo, São Paulo e América Mineiro irão conhecer seus adversários das quartas de final da Copa do Brasil, na próxima terça-feira (19), quando a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) fará em sua sede, o sorteio, a partir das 13h30.
Colaborador: Geraldo Costa Júnior / Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net